CRA aprova Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA PROPOSTA QUE TEM O OBJETIVO DE ESTIMULAR O EMPREENDEDORISMO DO JOVEM DO CAMPO.
LOC: A IDEIA É ELEVAR A ESCOLARIDADE, A CAPACITAÇÃO TÉCNICA E DAR CRÉDITO AO JOVEM EMPREENDEDOR RURAL, ALÉM DE DIMINUIR A BUROCRACIA ENTRE AS DIFERENTES ESFERAS DO PODER PÚBLICO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
(Repórter) A Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo tem o objetivo de preparar o jovem a exercer papel estratégico de agente do desenvolvimento rural. Para atingir essa meta, sugere que o Poder Executivo tome algumas ações, como a difusão do empreendedorismo nas escolas rurais, a oferta de cursos específicos para os jovens, a criação de linhas de crédito e a implantação de polos tecnológicos no campo. O relator, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, defendeu a proposta. Ele disse que é preciso capacitar os jovens para que sejam líderes empreendedores no meio rural.
(Waldemir Moka) Porque o jovem, se ele não tiver acesso a tecnologia e informação, dá impressão de que ele ficou no campo porque não tinha opção. É como se diminuísse e esse projeto visa estimular a ficar e se tornar um empresário rural, mas com acesso à tecnologia, informação, sobretudo pra ajudar famílias onde as propriedades não são tão grandes assim.
(Repórter) O projeto de lei também sugere a instituição de um Comitê para diminuir a burocracia e integrar as várias esferas do Poder Público. A iniciativa ainda será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça.
PLS 104/2015