Limitação do plantio da soja na Amazônia deve voltar ao debate na próxima semana
Transcrição
LOC: A LIMITAÇÃO DO PLANTIO DA SOJA NA AMAZÔNIA DEVE VOLTAR AO DEBATE A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA.
LOC: PROJETO DO SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ, PREVÊ RESTRIÇÃO DE ACESSO AO CRÉDITO AGRÍCOLA ENTRE AS MEDIDAS PARA PROTEGER A REGIÃO DO DESMATAMENTO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.
(Repórter) O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, explica que existe uma moratória impedindo a ampliação das áreas plantadas com soja na Amazônia. A preocupação dele é de que ao final deste período ocorra uma nova onda de desmatamento e destruição da Amazônia. Pela proposta, esse prazo seria prorrogado para ajudar na preservação da região, como destaca Capiberibe.
(João Capiberibe) Existe a moratória da soja que é um acordo entre os produtores de soja, os exportadores e todos os atores envolvidos no agronegócio e na indústria pra não comercializar soja da Amazônia que seja consequência de desmatamento. E este acordo, esta moratória da soja vai até 2016.
(Repórter) A Amazônia, assim como o Cerrado, sofreu grande desmatamento para o plantio do grão. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mais de 18 mil 400 hectares foram desmatados na Amazônia com plantações deste tipo. O senador defende que, por meio de mecanismos de compensação, como incentivos fiscais, os agricultores sejam estimulados a cumprir a medida.
(João Capiberibe) Eu entrei com esta proposta exatamente para ampliar a data e também criar algumas compensações aqueles produtores que estão participando desta moratória, que estão participando deste acordo. Então o que nós queremos é criar alguns mecanismos de compensação e definitivamente manter este acordo por tempo indeterminado.
(Repórter) A proposta vai passar por seis comissões do Senado, sendo a última a de Agricultura.
PLS 166/2014