Senado retira urgência de PL que trata da exploração do pré-sal — Rádio Senado

Senado retira urgência de PL que trata da exploração do pré-sal

LOC: O PLENÁRIO RETIROU A URGÊNCIA PARA A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE DESOBRIGA A PETROBRAS A SER OPERADORA EXCLUSIVO DO PRÉ-SAL. 

LOC: UMA COMISSÃO ESPECIAL FOI CRIADA PARA DISCUTIR A PROPOSTA PELO PRAZO DE UM MÊS E MEIO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Para evitar a votação sem a discussão pelas comissões permanentes, a base aliada aprovou a derrubada do pedido de urgência para apreciação imediata do projeto do senador José Serra, do PSDB de São Paulo, que desobriga a Petrobras a ser a operadora única do pré-sal. A proposta já está na pauta há quase um mês. Recentemente, uma sessão temática no Plenário ouviu especialistas a respeito do projeto. O governo é contrário à iniciativa, que, segundo José Serra, permitirá uma nova rodada de leilões dos campos de pré-sal. O senador tucano ressaltou que a exploração desse tipo de bacia de petróleo está comprometida porque a Petrobras não tem recursos necessários. O governo, por sua vez, alega que as novas concessões estão previstas apenas para o ano que vem, quando a estatal poderá estar capitalizada. Diante do embate, o Plenário aprovou a criação de uma comissão especial formada por 27 senadores que terão o prazo de 45 dias para discutir o projeto. José Serra minimizou o adiamento da votação. 

(José Serra) “Parece a vontade da maioria. Tem um mês mais, tudo bem! O que me importa é aprovar o projeto. O que importa é nós salvarmos a Petrobrás e a produção de petróleo no Brasil. Porque a Petrobrás não está com recursos para ser obrigada a fazer cada poço do pré-sal, botar trinta por cento do dinheiro, ser operadora única. 

(Repórter) Já o senador Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro avalia que a comissão é o local adequado para a discussão do projeto que foi direto para o Plenário. 

(Lindbergh Farias) “Este assunto tem que ser discutido e não dá pra votar um projeto deste sem passar pelas comissões. Então esta foi uma luta muito grande. Nós achamos que conseguimos uma grande vitória. Na verdade, nós estamos falando do pré-sal, muitas riquezas. Tem gente que calcula a existência de 100 bilhões de barris de petróleo a 300 bilhões de barris de petróleo” 

(Repórter) O senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito apresentou uma proposta alternativa que faculta à Petrobras decidir se vai ou não ser a operadora exclusiva de cada uma das bacias a serem leiloadas. O projeto mantém a preferência da empresa e não sua obrigatoriedade.
09/07/2015, 12h05 - ATUALIZADO EM 09/07/2015, 12h05
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00