Senado aprova fim do emplacamento de tratores — Rádio Senado

Senado aprova fim do emplacamento de tratores

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE ACABA COM O EMPLACAMENTO DE TRATORES E MAQUINÁRIOS AGRÍCOLAS.  

LOC: A PROPOSTA TAMBÉM DEFINE A JORNADA DE TRABALHO DOS OPERADORES DESSES EQUIPAMENTOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Segundo a medida provisória, os tratores e máquinas agrícolas ficarão livres do emplacamento e do pagamento de IPVA. Pela proposta, o produtor rural fará apenas um registro pela internet junto ao Ministério da Agricultura dos equipamentos novos sem qualquer custo ou burocracia. Se ele revender as máquinas, o comprador receberá o documento de transferência sem a necessidade de ir ao Detran. Ao comemorar a aprovação da medida provisória, o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, criticou os gastos dos agricultores com o emplacamento e com o IPVA. 

(Waldemir Moka) Não tem sentido você emplacar máquina agrícola. Estamos falando de tratores e de grandes colheitadeiras. São máquinas que ficam na propriedade, uma vez ou outra pode ser que atravessem a rodovia e vão à cidade para abastecer. 

(Repórter) O relator, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, destacou ainda que a medida provisória estende aos operadores de trator e de máquinas agrícolas e de construção os mesmos direitos garantidos aos motoristas profissionais, como o pagamento de horas-extras, jornada máxima e período de descanso. 

(Blario Maggi) Isso vai facilitar muito o manejo e as máquinas na construção civil e na agricultura. E vem de encontro com a vontade dos operadores que trabalham nessas propriedades de fazerem mais 2 horas extras nos períodos em que a agricultura exige, como na colheita e no plantio. 

(Repórter) Segundo Blairo Maggi, já há um acordo com a presidente Dilma Rousseff para vetar três artigos da medida provisória que não alteram o mérito. 
08/07/2015, 11h46 - ATUALIZADO EM 08/07/2015, 11h46
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00