Congresso inicia debate sobre MP que trata do fator previdenciário — Rádio Senado

Congresso inicia debate sobre MP que trata do fator previdenciário

LOC: PARLAMENTARES COMEÇAM A DISCUTIR A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: O RELATOR ADMITE MUDANÇAS AO PROJETO DO GOVERNO DESDE QUE SEJA MANTIDA A FÓRMULA OITENTA E CINCO, NOVENTA E CINCO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Segundo a proposta, a aposentadoria será paga integralmente caso a soma da idade e do tempo de contribuição seja de 85 pontos para as mulheres e de 95 para os homens. Mas para retomar o projeto do Legislativo, o governo estabeleceu que a partir de 2018, será acrescido um ponto até a fórmula chegar a 90/100 para acompanhar o aumento da expectativa de vida. Entre as diversas sugestões de mudanças apresentadas à medida provisória pelo senador Paulo Paim, do PT gaúcho, está a que derruba essa chamada progressividade. Ele explicou que com essa regra, na prática, o trabalhador terá de atrasar em 2 anos e meio a aposentadoria se quiser receber o valor integral. 

(Paulo Paim) Para mim a emenda mais importante seria aquela que derruba a chamada fórmula progressiva. É inexplicável você alegar que a partir de 2017, a cada ano que passa, a sua expectativa de vida aumenta um ano. Não existe cálculo atuarial que explique isso. Um cálculo atuarial razoável é a cada 4 anos você uma expectativa de vida próxima desse número. Mas não esse dado que é colocado pelo governo. 

(Repórter) O relator da medida provisória, deputado Afonso Florence, do PT da Bahia, admitiu que vai acatar algumas das 180 emendas já apresentadas. Mas avisou que não mexerá na fórmula 85/95. 

(Afonso Florence) A expectativa nossa é aperfeiçoar o que foi aprovado, que é o 85/95. Obviamente que a fórmula 85/85 foi bem-vinda. Entretanto, ela precisa ser adequada à curva da evolução demográfica brasileira. Eu tenho convicção que vamos chegar a um acordo contemplando a posição da maioria dos parlamentares.  

(Repórter) O relator da comissão deverá convidar representantes do governo e dos trabalhadores para discutir a medida provisória do Fator Previdenciário.
08/07/2015, 11h36 - ATUALIZADO EM 08/07/2015, 11h36
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00