Operadoras podem ter que informar juros para pagamento do valor mínimo — Rádio Senado

Operadoras podem ter que informar juros para pagamento do valor mínimo

LOC: OPERADORAS DE CARTÃO DE CRÉDITO DEVEM INFORMAR NA FATURA O VALOR DA TAXA DE JUROS PARA PAGAMENTO DO VALOR MÍNIMO.  

LOC: AS TAXAS DE JUROS NO PAGAMENTO DO MÍNIMO ULTRAPASSARAM OS 300% EM MAIO DE 2015. DE ACORDO COM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS EXECUTIVOS DE FINANÇAS, OS JUROS SÃO OS MAIORES DESDE 1999. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Projeto do senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, altera o Código de Defesa do Consumidor, para estabelecer que as administradoras de cartão de crédito especifiquem na fatura as taxas de juros mensais e anuais para o pagamento do valor mínimo. De acordo com Ciro Nogueira, os consumidores são prejudicados ao não terem essas informações nas contas já que o pagamento do valor mínimo pode dobrar o total da divida. As taxas de juros do crédito rotativo do cartão alcançou o patamar de 304,03% ao ano em maio. 

(Ciro Nogueira) A maioria não sabe dos juros, do meu ponto de vista distorcidos, que essas administradoras de cartão de credito estão cobrando hoje dos seus consumidores. Você conceber que se possa cobrar em torno de 300% de juros em um país civilizado, isso é um absurdo. 

(Repórter) O projeto não especifica as punições que as administradoras de cartões terão ao não divulgar as informações na fatura. Mas Ciro Nogueira acredita que as empresas não vão descumprir a legislação. Mas afirma que na discussão, as penalidades devem ser incluídas no projeto. 

(Ciro Nogueira) É um projeto que visa esclarecer aos consumidores que eles estão sendo extremamente lesados ao optarem por pagar fatura mínima. E, vamos discutir as penalidades, mas tenho certeza que as administradoras, que são reguladas pelo Banco Central não vão querer descumprir a lei. 

(Repórter) O projeto do senador piauiense está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos. 

PLS 422/2015
03/07/2015, 05h03 - ATUALIZADO EM 03/07/2015, 05h03
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00