Governo quer rejeição da emenda que estende reajuste do mínimo para aposentados — Rádio Senado

Governo quer rejeição da emenda que estende reajuste do mínimo para aposentados

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DA POLÍTICA DO SALÁRIO MÍNIMO FOI APROVADA PELOS DEPUTADOS COM A EXTENSÃO DO REAJUSTE PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS.  

LOC: MAS O GOVERNO QUER QUE A EMENDA SEJA REJEITADA PELOS SENADORES. A VOTAÇÃO ESTÁ MARCADA PARA A PRÓXIMA SEMANA. OS DETALHES COM PAULA GROBA.  

TÉC: A emenda à Medida provisória 672 aprovada na Câmara dos Deputados estende a fórmula de reajuste do salário mínimo aos aposentados e pensionistas da Previdência Social que recebem acima do mínimo. A correção leva em conta a variação da inflação dos últimos 12 meses e o crescimento do Produto Interno Bruto dos dois anos anteriores. As regras passam a valer entre 2016 e 2019. Na opinião do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a medida deve ser aprovada no Senado, pois as aposentadorias e pensões pagas pelo governo sofrem uma defasagem de quase 15 anos. 

(PAIM) Eu não consigo conceber na minha pequena capacidade de analisar os fatos que algum senador vai votar contra. Eles não estão pedindo nada do atrasado. Eles só estão pedindo o seguinte: só garantam pra nós que se o PIB crescer e o salário mínimo tiver 1%, nos deem 1%. 

(REPÓRTER) Mas o governo alega que a mudança no texto provocará um rombo nas contas públicas com despesas extras que podem chegar a 9 bilhões de reais em 2016. O líder do Governo no Senado, Humberto Costa, do PT de Pernambuco, afirmou que a meta do governo será impedir a aprovação dessa emenda sem prejudicar a votação do texto integral da MP, que define a fórmula de reajuste do salário mínimo. 

(HUMBETO COSTA) Queremos que os aposentados cada vez tenham um poder aquisitivo maior mas isso tem que ser objeto de um estudo, tem que ser objeto de uma discussão é preciso uma transição e principalmente nesse momento nós temos dificuldade em atender essa demanda. 

(REPÓRTER) O líder afirmou ainda que caso a MP seja aprovada com a emenda, a presidente Dilma Rousseff poderá vetar integralmente a proposta.
03/07/2015, 12h09 - ATUALIZADO EM 03/07/2015, 12h09
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00