Líder do PT defende limitação de CPIs em funcionamento no Senado — Rádio Senado

Líder do PT defende limitação de CPIs em funcionamento no Senado

LOC: O LÍDER DO PT DEFENDE A LIMITAÇÃO DO NÚMERO DE CPIS EM FUNCIONAMENTO NO SENADO. 

LOC: AS LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS TÊM ATÉ QUARTA-FEIRA PARA INDICAR OS NOMES PARA AS COMISSÕES DO FUTEBOL E DOS FUNDOS DE PENSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC (Repórter): O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, vai indicar os integrantes de CPIs pendentes caso os líderes partidários não apresentem os nomes nos próximos dias. O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, argumentou que há mais de dois meses aguarda a instalação da CPI dos Fundos de Pensão, que, segundo o senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo vai investigar aplicações feitas pela previdência complementar dos funcionários da Caixa, Petrobras, Banco do Brasil e dos Correios. 

(Aloysio) O sistema de previdência complementar é uma coisa séria. Agora, aconteceram fatos em alguns Fundos de Pensão, como a Caixa Econômica Federal, os Correios, em que houve aplicações temerárias, para dizer o mínimo, que não levaram em conta a solidez e a rentabilidade do investimento. E que acabaram gerando prejuízos que terão de ser cobertos com novas contribuições. 

Repórter: O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, apresentará os nomes da CPI dos Fundos de Pensão até terça-feira. Mas ao citar que existem 4 CPIs e com a previsão da instalação de mais duas, incluindo a do Futebol, ele defendeu uma limitação do número de Comissões Parlamentares de Inquérito em funcionamento, a exemplo do ocorre na Câmara dos Deputados. 

(H.Costa) Seria necessária uma resolução do Senado estabelecendo um número máximo de CPIs para funcionarem ao mesmo tempo. Porque estamos vendo o esvaziamento de algumas delas e isso é ruim para o Senado. 

Repórter: O senador Romário do PSB do Rio de Janeiro aguarda as indicações da CPI do Futebol há mais de um mês. Já estão em funcionamento as CPIs das Próteses, do Assassinato de Jovens, do HSBC e do Carf, que investiga corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais ligado ao Ministério da Fazenda. Da Rádio Senado.
02/07/2015, 07h48 - ATUALIZADO EM 02/07/2015, 07h48
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00