CRA discute o registro de defensivos agrícolas no Brasil — Rádio Senado

CRA discute o registro de defensivos agrícolas no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA O REGISTRO DE AGROTÓXICOS NO PAÍS. 

LOC: DEMORA NA AVALIAÇÃO DOS DEFENSIVOS FOI UM DOS PRINCIPAIS TEMAS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Reginaldo Minaré, da Confederação Nacional da Agricultura, disse que o sistema atual já está esgotado e sugeriu uma estrutura como a da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança para o registro dos agrotóxicos. 

(REGINALDO) Instituir um modelo semelhante ao CTNBIO seria uma alternativa que consideramos viável, um modelo interdisciplinar e transparente. 

(REPÓRTER) Já Sílvia Fagnane, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, reclamou da burocracia. 

(SÍLVIA) Temos às vezes 3 ministérios fazendo o mesmo trabalho. Pouca gente fazendo o mesmo trabalho e não existe um sistema informatizado único, em alguns casos nem existe sistema informatizado.

(REPÓRTER) O Coordenador-Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas do Ibama, Márcio Freitas, admitiu que o órgão consegue atender apenas de 60 a 65% da fila de registros. (MÁRCIO): Aumentar a capacidade das equipes para que a gente saia desses 60% e vá para 80, 90 porque 100% talvez não seja efetivo, necessário e viável economicamente. 

(REPÓRTER) Julio de Britto, do Ministério da Agricultura, disse que uma das saídas que está sendo pensada pelo governo para acelerar a análise dos pedidos é discutir com antecedência as prováveis emergências e estabelecer prioridades. 

(JULIO) A fim de garantir o abastecimento com a força da indústria nacional e não depender da importação desses insumos. 

(REPÓRTER) Ana Maria Vekic, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, levantou outro ponto: a legislação precisa evoluir para, por exemplo, evitar inúmeros questionamentos na Justiça. 

(ANA) Isso é muito difícil porque a gente passa mais tempo respondendo à intervenção judicial do que as próprias características. 

(REPÓRTER) Waldemir Moka, senador do PMDB de Mato Grosso do Sul, sugeriu uma reunião envolvendo os ministérios da Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, além da Anvisa, para buscar um novo modelo. 

(MOKA) Tem que ter uma estrutura que tenha um único comando. Se não nós não vamos sair disso. 

(REPÓRTER) A audiência foi pedida após auditoria do Tribunal de Contas da União recomendar mudanças no sistema de controle de defensivos agrícolas.
02/07/2015, 01h06 - ATUALIZADO EM 02/07/2015, 01h06
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00