CPI vai debater mapa da violência nesta segunda-feira — Rádio Senado

CPI vai debater mapa da violência nesta segunda-feira

LOC: A CPI DO ASSASSINATO DE JOVENS VAI DEBATER OS DADOS DO MAPA DA VIOLÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: E A POPULAÇÃO PODE PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA PÚBLICA POR MEIO DO PORTAL E-CIDADANIA E ALÔ SENADO. REPÓRTER CINTHIA BISPO: 

(Repórter) Pesquisadores como o antropólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, e o sociólogo Júlio Jacobo, autor do levantamento do Mapa da Violência, são os convidados da CPI do Assassinato de Jovens nesta segunda-feira. Para a presidente da Comissão, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, será uma oportunidade para direcionar os trabalhos para as áreas de maiores riscos apontadas pelo Mapa da Violência de 2015. 

(Lídice da Mata) Ela tem duas funções, uma função é nos debruçarmos sobre o trabalho já realizado da pesquisa da CPI para direcionar a nossa investigação para as áreas identificadas como prioritárias. Onde essa situação se encontra agravada. E a outra coisa é utilizar a audiência pública para divulgar mais ainda a pesquisa. 

(Repórter) O Mapa da Violência 2015 mostra que mais de 24 mil jovens de 15 a 29 anos morreram por armas de fogo no Brasil apenas em 2012, o que representa um aumento de 463,6% em 33 anos. Para Lídice da Mata, enquanto não houver políticas públicas que deem oportunidades para os jovens, a situação só tende a piorar. 

(Lídice da Mata) Na medida em que não há política pública ousada, agressiva de inclusão da juventude, do ponto de vista das políticas de educação, de cultura, de saúde, nós tendemos a ter essa situação agravada. Há um prejuízo, além de humanitário, um prejuízo econômico, imenso em cada morte de jovens brasileiros pela violência. 

(Repórter) Durante a audiência, o cidadão pode participar com comentários, perguntas e críticas. Basta acessar o site www.senado.leg.br/ecidadania ou ligar para o Alô Senado no 0800 612211. 
26/06/2015, 07h02 - ATUALIZADO EM 26/06/2015, 07h02
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00