CDH vai lançar documentário "Em busca da verdade" da TV Senado — Rádio Senado

CDH vai lançar documentário "Em busca da verdade" da TV Senado

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS REALIZA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA PARA LANÇAR O DOCUMENTÁRIO EM BUSCA DE VERDADE, DA TV SENADO. O VIDEO FOI PRODUZIDO COM BASE NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS, APURADAS PELA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE.  

LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, QUE PEDIU A AUDIÊNCIA, TAMBÉM SOLICITOU QUE O VÍDEO SEJA DISTRIBUÍDO PARA ESCOLAS E BIBLIOTECAS PÚBLICAS. MAIS DETALHES COM PAULA GROBA.  


(TEC Repórter) Essas declarações são de Rubens Paiva, político brasileiro torturado e morto em 1971, no Rio de Janeiro por ser contra o governo militar que comandava o país na época. As mortes do político e de tantas outras vítimas da ditadura militar foram confirmadas em depoimentos da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo Governo Federal em 2012 e estão no documentário Em busca da Verdade, produzido pela TV Senado. O vídeo será lançado nesta quita-feira em uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. Baseado em depoimentos dados à Comissão Nacional, além das comissões da Verdade criadas em estados e municípios do país, a equipe da TV Senado trabalhou por mais de 12 meses no material apurado, que conta com entrevistas e imagens inéditas sobre os diversos casos de tortura ocorridos no período da ditadura militar. Uma das diretoras do documentário, Lorena Maria, conta que além de casos emblemáticos como o assassinato de Rubens Paiva, outros tipos de tortura também são abordados no vídeo.  

(LORENA) a gente fala da estrutura da repressão, fala das violações e dá ênfase em três casos. Um é de um camponês que era integrante de sindicatos rurais que lutavam pelo direito dos camponeses. Depois do golpe isso foi considerado subversivo. E alguns foram mortos. O Epaminondas que é um desses casos foi assassinado e foi um dos únicos casos que a comissão conseguiu achar a ossada. Depois a gente falou do Rubens Paiva e do Stuart Angel que aí é o lado da militância. 

(Repórter) Para o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, que pediu a audiência, o documentário traz informações importantes sobre o período mais sombrio que o Brasil passou. 

(CAPIBERIBE) Foi o único canal de televisão que produziu um documentário completo sobre o trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade e vale a pena, se pudesse fazer com que toda sociedade brasileira assistisse esse documentário, fundamentado no trabalho, nos levantamentos, nas pesquisas, nos depoimentos da Comissão Nacional da Verdade que reflete exatamente o que aconteceu nos anos da ditadura militar no país. 

(Repórter) Além da audiência, o senador Capiberibe pede a distribuição do documentário para escolas e bibliotecas públicas. O vídeo, que tem duração de 58 minutos, será apresentado pela TV senado no dia 27 de junho e estará disponível, a partir do dia 29, no canal da TV no Youtube ou no site do senado www.senado.leg.br/noticias/tv .
19/06/2015, 05h00 - ATUALIZADO EM 19/06/2015, 05h00
Duração de áudio: 02:57
Ao vivo
00:0000:00