Perfuração de um poço para exploração de gás natural e petróleo no norte poderá acontecer em 2018 — Rádio Senado

Perfuração de um poço para exploração de gás natural e petróleo no norte poderá acontecer em 2018

LOC: A PRIMEIRA PERFURAÇÃO DE UM POÇO PARA EXPLORAÇÃO DE GÁS NATURAL E PETRÓLEO NO NORTE DO BRASIL PODERÁ ACONTECER EM 2018. PORÉM, A PRODUÇÃO SÓ VAI COMEÇAR DENTRO DE OITO A DEZ ANOS. 

LOC: É O QUE INFORMARAM PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

TÉC. (Repórter). As duas rodadas de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural na Bacia da Foz do Amazonas aconteceram em maio de 2013 e dezembro de 2014. Sete empresas foram vencedoras e já começaram a realizar as pesquisas iniciais. No entanto, como ressaltou o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Florival de Carvalho, a atividade de exploração de gás e petróleo demanda tempo, que pode ser de 8 a 15 anos. 

(FLORIVAL) Envolvendo desde as aquisições de dados geoquímicos, aquisição sísmica, perfuração de poços, toda a interpretação desses dados colhidos para saber se aquela descoberta encontrada ela é comercial ou não e, a partir daí, entrar em fase de desenvolvimento e efetivamente se concluir o início de produção. 

(Repórter) Apesar de considerar a Bacia da Foz do Amazonas uma região incerta, Ulisses Martins, representante da empresa Total, uma das vencedoras da licitação, disse que há motivação para explorar a região. 

(Ulisses) Nós acreditamos nas novas fronteiras, nas margens abruptas, lá na margem equatorial, que contempla a Bacia da Foz do Amazonas. É uma nova fronteira, é uma área de incerteza, mas nós apostamos. 

(Repórter): O senador Ranfolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, que pediu a audiência, espera que a exploração seja produtiva. 

(Randolfe) Nós esperamos que seja bem sucedida a exploração de petróleo na costa amapaense.

(Repórter): Segundo o representante do Ministério de Minas e Energia, Clayton de Souza Pontes, a exploração de petróleo e gás no extremo Norte gera benefícios à região. 

(Clayton) Os investimentos de infraestrutura local contribuem para a qualidade de vida, a geração de emprego e renda e também atraem novos investimentos da indústria petrolífera. 

(Repórter): A Bacia da Foz do Amazonas está situada ao longo da costa dos estados do Amapá e do Pará e ocupa uma área aproximada de 261 mil quilômetros quadrados. Da Rádio Senado.
17/06/2015, 08h12 - ATUALIZADO EM 17/06/2015, 08h12
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00