CDH vai debater problemas do sistema penitenciário na quinta-feira — Rádio Senado

CDH vai debater problemas do sistema penitenciário na quinta-feira

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DISCUTIR A SITUAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO NESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: SENADORES E ESPECIALISTAS DA ÁREA VÃO DEBATER OS PROBLEMAS OCORRIDOS NOS PRESÍDIOS NOS ÚLTIMOS ANOS, BUSCANDO MELHORIAS PARA O SETOR. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: (Repórter) A situação do sistema penitenciário brasileiro com problemas de superlotação e violência no interior dos presídios será assunto da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos nesta quinta-feira. Autor do requerimento da audiência, o senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, explica que o debate trará informações atualizadas do sistema carcerário para que os parlamentares possam contribuir para a melhoria do sistema penitenciário. 

(Donizeti) O sistema carcerário brasileiro é de certa forma uma universidade do crime. Nós queremos discutir essa temática. Nós queremos saber porque esse 41% dos cerca de 700 mil presos não foram julgados até hoje. Queremos saber porque que cresceu muito o encarceramento nos últimos seis, setes anos no Brasil. Quando deveria ser o contrario, nós melhoramos a situação econômica do país, melhorou a qualidade de vida das pessoas, porque está encarcerando tanto? 

(Repórter) Donizete criticou o sistema judiciário que prende e não ressocializa. Ele acredita que é necessário uma lei atualizada e soluções produtivas para mudar a situação dos presídios brasileiros. 

(Donizeti) Nós precisamos que o Judiciário cumpra o papel de julgar quem está preso e inclusive, colocar em liberdade aqueles que de repente já cumpriram as penas. E depois, dotar o sistema de uma melhor infraestrutura, uma infraestrutura mais humanizada. Eles cumprem o que há de pior, que é a ideia de encarcerar todo mundo que cometeu o crime, independendo do tamanho do crime. 

(Repórter) A audiência vai contar com a participação do Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Renato Campos Pinto, o Diretor da Associação Nacional dos Defensores Público, Leonardo Melo Moreira e representantes da OAB e da CNJ. Da Rádio Senado.
17/06/2015, 02h31 - ATUALIZADO EM 17/06/2015, 02h31
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00