Crise hídrica no Brasil pode se agravar, avalia indicado para ANA — Rádio Senado

Crise hídrica no Brasil pode se agravar, avalia indicado para ANA

LOC: A CRISE HÍDRICA NO BRASIL PODE SE AGRAVAR NOS PRÓXIMOS ANOS.  

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA PELO ENGENHEIRO NEY MARANHÃO, QUE TEVE SEU NOME APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE PARA O CARGO DE DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. DURANTE A SABATINA, OS SENADORES COBRARAM A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: Os senadores elogiaram a formação acadêmica e a experiência profissional de Ney Maranhão, que é geólogo e doutor em engenharia civil. Indicado pelo governo para diretor da Agência Nacional de Águas, ele trabalha como secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Em sabatina, Ney Maranhão defendeu o fortalecimento de políticas públicas para o setor, com planejamento, programas e metas, para prevenir a escassez, melhorar a distribuição e estimular o uso racional da água, tanto para o consumo residencial como para a produção de bens e de alimentos. O especialista lembrou que o país deve aprender com os erros para enfrentar a falta de água e alertou que a crise hídrica pode se agravar nos próximos anos. 

(Ney) Estas situações que nós estamos vivendo só se complicarão. Porque nós estaremos acrescentando dois ingredientes graves. O primeiro é o crescimento demográfico e o segundo é o crescimento econômico, porque ambos demandam água. 

(REPÓRTER) Os senadores defenderam uma visão estratégica que garanta o abastecimento de água no futuro, com novas tecnologias e ações de preservação e conscientização, por exemplo. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Otto Alencar, do PSD da Bahia, cobrou a revitalização do São Francisco antes da transposição 

(Otto) Antes da transposição tem que ter a revitalização, se não vai ter água para a transposição. Daqui há oito anos, o próximo presidente da República vai colocar lá um epitáfio. Aqui jaz o rio São Francisco. 

(REPÓRTER) Após a aprovação na Comissão de Meio Ambiente, a indicação de Ney Maranhão para a Agência Nacional de Águas deve ser analisada pelo plenário do Senado.
16/06/2015, 01h56 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 01h56
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00