Comissão aprova manutenção do reajuste do salário mínimo até 2019 — Rádio Senado

Comissão aprova manutenção do reajuste do salário mínimo até 2019

LOC: COMISSÃO APROVA MANUTENÇÃO DO REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO ATÉ 2019.

LOC: O TEXTO DA MEDIDA PROVISÓRIA FOI MANTIDO NA ÍNTEGRA, EXATAMENTE COMO ENVIADO PELO EXECUTIVO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TEC: A comissão mista destinada a apreciar a Medida Provisória 672 aprovou o relatório do senador João Alberto Souza, do PMDB do Maranhão. Ele rejeitou todas as 114 emendas apresentadas por deputados e senadores. A maioria delas pedia que as regras de valorização do salário mínimo para o período de 2016 a 2019 valessem para todos os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social. O relator, porém, afirmou que a extensão para aposentados e pensionistas seria inviável para os cofres públicos. 

(João Alberto) O salário do aposentado está caindo em função do salário mínimo, da valorização do salário mínimo. Mas se nós estendêssemos isto aos aposentados nós íamos criar um problema lá na frente para a previdência social, que já está em situação difícil. Daí eu não atender nenhuma das emendas apresentadas.

(REP) O reajuste do salário mínimo será feito com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor acumulado do ano anterior mais a taxa de crescimento real do PIB dos dois anos anteriores. Para o próximo ano, por exemplo, será considerado crescimento do PIB de 2014, que foi de 0,1%. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que a política de valorização do salário mínimo adotada desde 2003 vem aumentando significativamente o ganho real dos trabalhadores.

(José Pimentel) Permitiu um crescimento de 76% de ganho real para o salário mínimo. E queremos que nos próximos 4 anos seja mantida a mesma política. Fizemos questão de antecipar esse debate para que seja incluído no plano plurianual que será encaminhado ao Congresso Nacional no mês de agosto.

(REP) Agora, a MP 672 será apreciada pelo plenário da Câmara dos Deputados e depois segue para o plenário do Senado.
16/06/2015, 04h56 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 04h56
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00