Senado lança Livreto para incentivar participação feminina na política — Rádio Senado

Senado lança Livreto para incentivar participação feminina na política

LOC: A PROCURADORIA DA MULHER DO SENADO VAI LANÇAR LIVRETO PARA INCENTIVAR PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA  

LOC: INÍCIO DA CAMPANHA COM SEGUNDA EDIÇÃO DA PUBLICAÇÃO OCORRE NO MESMO DIA EM QUE CÂMARA DOS DEPUTADOS VOTA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA QUE INCLUI COTA PARA MULHERES. REPÓRTER CINTHIA BISPO  

TÉC: (Repórter) A necessidade de um sistema político democrático que permita maior participação feminina nas esferas de poder é um dos assuntos abordados no livreto “Mais mulher na política”. A segunda edição da publicação será lançada nesta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 11 da manhã. A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, explica que a produção chega mais atualizada e como uma importante ferramenta para conscientizar as mulheres a buscarem mais espaço.

(Vanessa) Um livreto cujo o primeiro foi lançado há dois anos e que não apenas faz uma retrospectiva da participação da mulher no Parlamento brasileiro, desde o direito ao voto até a eleição da primeira deputada federal. Mas que coloca os dados atualizados do posicionamento do nossa país hoje diante do mundo em relação à presença das mulheres no parlamento. 

(Repórter) A criação de cotas para mulheres nas eleições proporcionais, uma das bandeiras levantadas pela bancada feminina do Congresso Nacional, deve ser votada nesta terça-feira na Câmara dos Deputados. Vanessa Grazziotin considera a medida fundamental para o desenvolvimento do país e pediu que os senadores acompanhem a análise da proposta. 

(Vanessa) Nós estamos propondo que nenhuma casa legislativa do Brasil deva ter mais de 70% de suas cadeiras preenchidas com parlamentares do mesmo sexo. É muito importante a presença também dos parlamentares homens, mostrando e hipotecando está luta, que é obvio que é a luta pelo empedramento das mulheres, mas é a luta pelo desenvolvimento da democracia e a justiça social no país. 

(Repórter) O livreto é uma produção da Procuradoria da Mulher do Senado, com a colaboração da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Os exemplares serão distribuídos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas de todo o país. Da Rádio Senado.
15/06/2015, 07h20 - ATUALIZADO EM 15/06/2015, 07h20
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00