CRA aprova PL que destina 20% dos empréstimos do BNDES para a agropecuária — Rádio Senado

CRA aprova PL que destina 20% dos empréstimos do BNDES para a agropecuária

LOC: PELO MENOS 20% DOS EMPRÉSTIMOS DO BNDES FEITOS COM TAXAS SUBSIDIADAS SERÃO DIRECIONADOS À AGROPECUÁRIA.  

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) O BNDES tem linhas de crédito com taxas subsidiadas, ou seja, inferiores à taxa de captação do dinheiro junto ao Tesouro Nacional. O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, apresentou projeto para destinar pelo menos 20% desses financiamentos para a agricultura, pecuária ou serviços relacionados. Caiado diz que é uma forma de fazer justiça a um setor vital para o País. 

(Ronaldo Caiado) Direcionarmos também esses incentivos que são dados, por isenções às vezes nas regiões Sul e Sudeste por intermédio das isenções de IPI, como também de repasse de maior montante do BNDES. O objetivo é exatamente esse, voltar um pouco os olhos também para o setor que tem sido o esteio ou a coluna vertebral da economia brasileira. 

(Repórter) O relator, Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, apoiou a iniciativa. 

(Waldemir Moka) Pois não há razão para que o setor agrícola receba menos recursos do BNDES, quando os outros setores da economia têm acesso privilegiado a eles. 

(Repórter) O percentual só valeria para as operações contratadas após a lei entrar em vigor. A proposta segue para votação na Comissão de Assuntos Econômicos.
11/06/2015, 12h44 - ATUALIZADO EM 11/06/2015, 12h44
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00