Aprovado projeto que torna hediondo assassinato de policial — Rádio Senado

Aprovado projeto que torna hediondo assassinato de policial

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PROJETO QUE TORNA HEDIONDO O ASSASSINATO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA. 

LOC: A PROPOSTA TAMBÉM AGRAVA A PENA SE O CRIME FOR COMETIDO CONTRA OS FAMILIARES DESSES PROFISSIONAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC (Repórter): Aprovado PLC19/2015 por unanimidade no Senado, o projeto da Câmara dos Deputados torna crime hediondo o assassinato ou lesão corporal gravíssima contra policiais, bombeiros militares e integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública. O agravante também vale quando o crime for cometido contra os familiares desses profissionais. Pela proposta, haverá um aumento de um a dois terços da pena que passa a ser de 12 a 30 anos prisão. Segundo um levantamento da BBC Brasil, em 2013, 316 policiais foram assassinados no País. O senador Valdir Raupp do PMDB de Rondônia avalia que haverá uma queda no número de homicídios contra esses profissionais com o endurecimento da pena. 

(Raupp) Transformando em crime hediondo, com certeza, os bandidos vão pensar duas vezes antes de cometer esse tipo de crime contra agente de segurança. Toda lei que vem endurecer a legislação contra o crime é positiva. REP: O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado de Goiás, afirmou que o projeto não vai inibir os assassinatos dos policiais. Mas avalia que a proposta é uma punição justa contra esse tipo de crime. 

(Caiadol) Dando maior cobertura a essas pessoas que se expõem para combater o crime, e que hoje foram considerados crimes hediondos e com isso, dando pelo menos, entre aspas, maior capacidade de punir os bandidos. 

(Reporter): O líder do governo, senador José Pimentel do PT do Ceará, destacou que a aprovação do projeto é um reconhecimento do Senado aos profissionais de segurança pública.  

(Pimentel) Toda medida que vem no sentido de proteger a vida daqueles que atuam na segurança pública é bem vinda. Essa matéria diz respeito a penalizar aquele que elimina um policial em atividade Exatamente, por isso, a sua aprovação foi por unanimidade e esperamos que seja sancionada no menor tempo possível. 

(Repórter): O projeto, que também dificulta a progressão de regime nos crimes cometidos contra policiais, segue agora para a sanção pr
11/06/2015, 07h06 - ATUALIZADO EM 11/06/2015, 07h06
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00