Ministro da Saúde descarta vacina contra dengue em curto prazo — Rádio Senado

Ministro da Saúde descarta vacina contra dengue em curto prazo

LOC: O BRASIL JÁ REGISTROU MAIS DE UM MILHÃO DE CASOS DE DENGUE NO BRASIL. O ANUNCIO FOI FEITO NESTA QUARTA-FEIRA PELO MINISTRO DA SAÚDE, ARTHUR CHIORO, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, QUE DESCARTOU A VACINA CONTRA A DENGUE EM CURTO PRAZO.  

LOC: OS SENADORES COBRARAM MAIS PREVENÇÃO PARA COMBATER A DOENÇA, COMO INFORMA O REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou que entre janeiro e maio deste ano já foram notificados mais de um milhão de prováveis casos de dengue no Brasil, com 378 mortes confirmadas. Em todo o ano de 2014, por exemplo, foram 591 mil registros. Chioro admitiu que o país vive uma situação de epidemia, com mais de 300 casos por cem mil habitantes, concentrada principalmente na Região Sudeste. 

(Chioro) A situação da dengue ela tem contornos que preocupam muito brasileira. Nós tivemos até o dia 30 de maio, ou seja de primeiro de janeiro a 30 de maio, um milhão e 21 mil casos prováveis de dengue. O maior número de casos se concentra na região sudeste, são 659 mil casos. 

(REPÓRTER) O ministro da Saúde explicou que o governo federal já gastou cinco bilhões de reais nos últimos quatro anos para a prevenção e tratamento da doença. E disse que, apesar das pesquisas em andamento, a vacina contra a dengue não estará disponível em curto prazo. 

(Chioro) Infelizmente, nenhum de nossos laboratórios públicos, nem o Butantã, nem a Fiocruz, terá capacidade de produzir vacina para o verão que vem. Portanto, nós temos é que investir na capacidade de prevenção. Prometer para a população uma vacina de curto prazo que não chegará só desarma a população e desarma os profissionais de saúde pública. 

(REPÓRTER) Os senadores lamentaram o cenário de epidemia e defenderam que a prevenção, com campanhas educativas e eliminação dos focos, é o melhor remédio para combater a dengue, como destacou o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe. 

(Eduardo) O melhor remédio para a dengue e para tantas outras doenças nós sabemos na medicina, o melhor tratamento que não causa praticamente sofrimento nenhum é a prevenção. Esta história da dengue é vergonhosa, em pleno século XXI, e é uma guerra que estamos perdendo, e perdendo vidas. 

(REPÓRTER) O ministro da Saúde disse ainda que a epidemia de dengue está relacionada ao aumento das chuvas e das temperaturas e que a tendência é a diminuição do número de casos com a chegada do inverno.
10/06/2015, 01h24 - ATUALIZADO EM 10/06/2015, 01h24
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00