Lei que reserva 20% de vagas para negros completa um ano de vigência — Rádio Senado

Lei que reserva 20% de vagas para negros completa um ano de vigência

LOC: SENADORES COMEMORAM UM ANO DE LEI QUE GARANTE 20% DAS VAGAS NO SERVIÇO PÚBLICO PARA NEGROS.  

LOC: O PROJETO QUE DEU ORIGEM A LEI FOI APROVADO EM MAIO DO ANO PASSADO PELOS SENADORES. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC (Repórter) A lei que reserva 20 por cento das vagas, em concursos públicos federais, para negros completou um ano de vigência. Durante esse período, 638 pessoas foram beneficiadas com a regra. De acordo com a Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, Seppir, o número representa 15 por cento do total de vagas ofertadas pelo Governo Federal em doze meses. O percentual ficou abaixo do que determina a lei. Para o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, relator do projeto que deu origem à lei, ainda que baixo, o percentual mostra um avanço importante da política. 

(H_Costa) Se ao longo de um ano nós já tivemos a oportunidade de trazer para dentro do serviço público, muitas vezes em posições de destaque, em carreias importantes, quase 650 negros e pardos isso representa um avanço bastante significativo. 

(Repórter) No último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estática, IBGE, mais de 100 milhões de brasileiros se declararam negros ou pardos. O senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, disse que o Brasil precisa adotar mais medidas para combater as desigualdades raciais. 

(Telmário) Não é o percentual que nós queremos para que possamos dizer que a igualdade chegou, mas já tivemos um avanço. Se a lei não existisse seria muito pior. A lei precisa ser rigorosamente mais adotada, mais acompanhada e é preciso tomar mais medidas que permitam essa proteção no menor espaço de tempo possível. 

(Repórter) Um levantamento realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão apontou que apenas 32 por cento dos servidores públicos do Governo Federal são pardos ou negros. Da Rádio Senado.
10/06/2015, 05h36 - ATUALIZADO EM 10/06/2015, 05h36
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00