Governo apoia aumento do tempo de internação para menores em caso de crime hediondo — Rádio Senado

Governo apoia aumento do tempo de internação para menores em caso de crime hediondo

LOC: O GOVERNO DECLARA APOIO A UM PROJETO DO SENADO QUE AUMENTA O TEMPO DE INTERNAÇÃO PARA MENORES QUE TENHAM COMETIDO CRIMES HEDIONDOS. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM DEVEM DISCUTIR A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PARA ESSES CASOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Em meio à polêmica na Câmara dos Deputados sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, declarou que os senadores estão preparados para debater a proposta. Mas avisou que não haverá pressa por se tratar de uma mudança ainda sem acordo. 

(Renan Calheiros) Essa é uma decisão complexa e muito cobrada pela sociedade. Mas ela não pode ser tomada assim de afogadilho. É preciso discutir bastante, ponderar e levar em consideração as experiências do mundo. 

(Repórter) A senadora Marta Suplicy sem partido de São Paulo já antecipou voto contrário à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ela defende uma proposta alternativa que garanta a punição para os menores que cometeram crimes sem que eles cumpram pena em presídios comuns. 

(Marta Suplicy) Não serei favorável à redução da maioridade. Mas sou favorável sim de se dar uma resposta para a sociedade. A resposta é que os jovens que cometerem crimes hediondos ou extremamente graves eles devem ter uma permanência maior. 

(Repórter) No ano passado, a Comissão de Constituição e Justiça rejeitou uma proposta do senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de São Paulo que reduz a maioridade para crimes hediondos. Mas o senador José Serra também do PSDB de São Paulo apresentou um projeto que aumenta de 3 para 10 anos o tempo de internação em locais específicos para os menores que cometerem assassinato, sequestro, estupro e tráfico de drogas, por exemplo. 

(José Serra) O importante é que o menor que representa uma ameaça à sociedade possa ficar detido para não repetir práticas de assassinato e de delinquência. E ele não vai para uma cadeia comum, mas para um regime de internação que cada estado vai providenciar. 

(Repórter) O senador José Pimentel do PT do Ceará deverá ser o relator desse projeto, que já recebeu apoio do governo federal.
10/06/2015, 11h09 - ATUALIZADO EM 10/06/2015, 11h09
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00