Sancionada lei que cria o Dia Nacional da Poesia — Rádio Senado

Sancionada lei que cria o Dia Nacional da Poesia

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SANCIONOU A LEI QUE CRIA OFICIALMENTE O DIA NACIONAL DA POESIA. A PROPOSTA FOI SUGERIDA PELO SENADOR ÁLVARO DIAS, DO PSDB DO PARANÁ. 

LOC: O DIA NACIONAL DA POESIA PASSA A SER COMEMORADO NO DIA 31 DE OUTUBRO, DIA DE NASCIMENTO DO POETA BRASILEIRO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. OUÇA OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: 31 de outubro passa a ser o Dia Nacional da Poesia. A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 3 de junho a Lei aprovada pelo Congresso Nacional que institui a data. Sugerido pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, o projeto estabeleceu que a data de comemoração será no dia em que Carlos Drummond de Andrade nasceu. O mineiro de Itabira, nasceu em 1902 e foi consagrado um dos poetas mais influentes do país. Na opinião do autor da proposta, esta é uma justa homenagem ao escritor. Além disso, a data oficial vai contribuir para estimular a leitura no país. 

(ALVARO DIAS) O objetivo foi prestigiar e valorizar o papel histórico e literário desenvolvido pelo Drummond. Portanto a data adequada sugerida pelos mestres, pelos acadêmicos, os que atuam nesta área da literatura foi exatamente esta. E o objetivo de estimular o estudo, de estimular o gosto pela literatura, pela leitura, pra que as escolas possam ter um foco, um estímulo. 

(REPÓRTER) Muitos brasileiros já comemoravam o Dia Nacional da Poesia no dia 14 de março, em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 1847. A data foi sugerida em 1977, pelo então deputado federal João Alves. No entanto, a data nunca foi oficializada, pois o Projeto de Lei foi arquivado.
08/06/2015, 01h40 - ATUALIZADO EM 08/06/2015, 01h40
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00