Renan admite retirar sabatina para dirigentes de estatais — Rádio Senado

Renan admite retirar sabatina para dirigentes de estatais

LOC: PRESIDENTE DO SENADO ADMITE RETIRAR SABATINA PARA DIRIGENTES DE ESTATAIS AO AFIRMAR QUE O MAIS IMPORTANTE É APROVAR O PROJETO QUE GARANTE TRANSPARÊNCIA.  

LOC: O SENADOR AÉCIO NEVES, DO PSDB DE MINAS GERAIS, APRESENTA OUTRA PROPOSTA DE CONTROLE DAS EMPRESAS PÚBLICAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Em resposta às resistências ao anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, antecipou que a exigência de uma sabatina para a nomeação de dirigentes das empresas públicas poderá sair da proposta. Ele declarou que o objetivo desse marco não é interferir na escolha do presidente da República, mas assegurar transparência das ações das estatais.  

(Renan Calheiros) Esse detalhe da sabatina é uma coisa menor e insignificativa. Deixa de lado a sabatina. O fundamental é que tenhamos a garantia da transparência das estatais. O projeto objetiva criar um quadro de racionalidade para que a sociedade possa acompanhar o funcionamento das estatais, que é hoje é um universo à parte. 

(Repórter) Mas o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, é favorável à sabatina para dirigentes de estatais. Ele apresentou um projeto de lei que trata do funcionamento das empresas públicas. A proposta determina, por exemplo, que os presidentes e diretores sejam técnicos com experiência comprovada e atuação na estatal e sem vinculação política. Aécio Neves explicou que o projeto cria exigências e prevê punições para os gestores. 

(Aécio Neves) Queremos é a profissionalização da gestão das empresas estatais, inclusive, com sanções no campo cível e criminal para aqueles que cometeram desvios e irregularidades. E também outras sanções como o afastamento para aqueles que não cumpriram com as metas estabelecidas neste projeto. 

(Repórter) Aécio Neves afirmou que são poucas as diferenças entre o projeto dele e o apresentado pelos presidentes do Senado e da Câmara, deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro. Renan Calheiros, por sua vez, afirmou que o projeto de Aécio Neves poderá ser debatido com o anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais.

PLS 343/2015
03/06/2015, 09h13 - ATUALIZADO EM 03/06/2015, 09h13
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00