Renan e Eduardo Cunha vão participar do encontro de parlamentares dos Brics — Rádio Senado

Renan e Eduardo Cunha vão participar do encontro de parlamentares dos Brics

LOC: OS PRESIDENTES DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DE ALAGOAS, E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDUARDO CUNHA, DO RIO DE JANEIRO, AMBOS DO PMDB, VÃO PARTICIPAR NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, OITO DE JUNHO, DE UM ENCONTRO DE PARLAMENTARES DOS BRICS. 

LOC: O EVENTO ACONTECE NA RÚSSIA E REÚNE CONGRESSISTAS DO BLOCO DE PAÍSES EMERGENTES FORMADO POR BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL. OS DETALHES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: As reuniões entre os países dos Brics começaram na última semana de maio na Rússia. Representantes de Brasil, Índia, China, África do Sul e Rússia já se encontraram para tratar de vários temas, como a integração na área de segurança. No entanto, os dois principais eventos dos Brics serão a reunião de cúpula dos chefes de Estado e o fórum de parlamentares, que acontecem entre oito e nove de junho. O encontro dos congressistas deve buscar o estreitamento das relações entre os Parlamentos do bloco. Os Legislativos de cada país estão em processo de análise do tratado que criou recentemente um banco para financiar o desenvolvimento e a infraestrutura dos integrantes do bloco, bem como de outras economias em ascensão. Integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, considera um avanço a criação do Banco dos Brics: 

(CRISTOVAM) Um banco que possa reunir esses países, de tal maneira que eles fiquem menos dependentes dos outros bancos internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, no nosso caso. Acho que é um gesto muito positivo da política externa brasileira. 

(REPÓRTER) A decisão de criar o Banco dos Brics foi tomada em julho do ano passado, em Fortaleza. Cada país deve presidir a instituição por cinco anos. A sede do banco será em Xangai, na China. E o capital inicial será de 50 bilhões de dólares, divididos igualmente entre os cinco países do bloco. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, são esperados no Fórum de Parlamentares na Rússia, que, entre outros assuntos, deve tratar dos detalhes para a criação do Banco dos Brics.
01/06/2015, 06h11 - ATUALIZADO EM 01/06/2015, 06h11
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00