Senadores avisam que vão derrubar eventual veto ao fator previdenciário — Rádio Senado

Senadores avisam que vão derrubar eventual veto ao fator previdenciário

LOC: OS SENADORES AVISAM QUE VÃO DERRUBAR EVENTUAL VETO AO FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NEGOCIA UMA ALTERNATIVA ÀS MUDANÇAS NO CÁLCULO DAS APOSENTADORIAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Segundo o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff ainda não decidiu se vetará o fim do fator previdenciário aprovado na medida provisória com novas regras para a concessão de benefícios do INSS. A equipe econômica alega que o novo cálculo, que exigirá que a soma do tempo de contribuição e de idade seja de 85 para mulheres e de 95 para os homens, com o pagamento da aposentadoria integral mesmo antes da idade mínima, compromete os cofres da Previdência. Humberto Costa citou a criação de um Fórum com representantes do governo e dos trabalhadores para encontrar uma solução. Segundo ele, o veto será decidido após contas da equipe econômica. 

(H. Costa) Se não houver repercussões imensas, é possível que ela sancione o projeto como está. Mas se caso houver um comprometimento da sustentabilidade da receita, acredito que ela vai pensar e se fizer o veto, vai apresentar ao mesmo tempo uma maneira para tratar dessa questão. 

REPÓRTER: Ao lembrar que o Congresso Nacional já aprovou o fim do Fator Previdenciário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, cobrou sensibilidade da presidente Dilma. 

(Renan) Se houver o veto, vamos analisar o veto. Entendo que a expectativa de todos nós congressistas é de que esse veto, se houver, possa ser derrubado. Mas acho que a presidente terá uma nova chance de demonstrar sensibilidade.  

REPÓRTER: Mas o líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, acredita na derrubada do veto ao lembrar que a votação não é secreta. 

(Caiado) Agora com essa nova regra, a presidente vetando, nós temos tudo para derrubar na Câmara e depois no Senado. Acredito que nós derrubaremos o veto. 

REPÓRTER: O Fator Previdenciário foi aprovado em 1999 para atrasar o tempo de aposentadoria.
29/05/2015, 02h28 - ATUALIZADO EM 29/05/2015, 02h28
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00