Cidadão pode participar de sabatinas de autoridades e opinar sobre projetos — Rádio Senado

Cidadão pode participar de sabatinas de autoridades e opinar sobre projetos

LOC: O CIDADÃO JÁ PODE PARTICIPAR DAS SABATINAS DE AUTORIDADES NO SENADO E OPINAR SOBRE PROJETOS DE LEI. 

LOC: APENAS NA PRÓXIMA SEMANA, SERÃO SETE SABATINADOS, COMO INFORMA A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: A sociedade já pode participar das sabatinas de indicados a embaixadas do Brasil, a cargos nos tribunais superiores e à direção de agências reguladoras. A participação interativa começou no dia 12 de maio, quando os senadores examinaram a indicação de Luiz Edson Fachin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça durou quase 12 horas e teve ampla participação dos cidadãos, conforme explicou o gestor assistente do programa e-cidadania, Alisson Dias Queiroz. Ele ainda ressaltou que o portal foi criado para cumprir determinação do regimento do Senado, que exige ferramenta para receber perguntas e sugestões da sociedade. 

(ALISSON) Na primeira sabatina que ocorreu interativamente, que foi a do Luiz Edson Fachin, nós recebemos 656 comentários. Todos eles foram encaminhados ao relator, vários deles foram lidos durante a sabatina. E, além disso, já recebemos vários comentários para outros sabatinados. Isso amplia o acesso dos cidadãos aos processos legislativos. 

(REPÓRTER) Durante a sabatina de Fachin, o presidente da CCJ, senador José Maranhão, do PMDB da Paraíba, ressaltou a importância da interatividade do Legislativo com os cidadãos, que enviaram várias sugestões ao relator. 

(MARANHÃO) Ele recebeu, via meios sociais, de pessoas, cerca de 600, o que mostra o prestígio dessa comissão e a forma como a sociedade recebeu esse trabalho. 

(REPÓRTER) Para participar, as pessoas devem acessar o portal e-cidadania, em www.senado.gov.br/ecidadania. E também podem dar sua opinião sobre projetos de lei que estão em discussão no Senado. Basta entrar no link “Opine sobre Projetos”, também localizado no portal e-cidadania. As perguntas aos sabatinados ainda podem ser encaminhadas pelo Alô Senado – telefone 0800-61-22-11.
29/05/2015, 06h28 - ATUALIZADO EM 29/05/2015, 06h28
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00