CPI do Assassinato de Jovens fará diligências em oito estados — Rádio Senado

CPI do Assassinato de Jovens fará diligências em oito estados

LOC: A CPI CRIADA PARA INVESTIGAR O ALTO ÍNDICE DE ASSASSINATO DE JOVENS NO PAÍS APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA REQUERIMENTOS PARA REALIZAR DILIGÊNCIAS EM OITO ESTADOS. 

LOC: A COMISSÃO QUER VER DE PERTO A SITUAÇÃO NAS LOCALIDADES ONDE HÁ O MAIOR NÚMERO DE MORTES. REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: Dos oito estados a serem visitador pela CPI, quatro ficam no nordeste do país, região que concentra o maior número de assassinatos de jovens entre 15 e 29 anos, de acordo com o Mapa da Violência 2015, divulgado pela Unesco em parceria com o governo federal. Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão serão os primeiros a receber a comissão. Na região Norte, a CPI deve visitar Roraima, além de também realizar diligências em Luziânia, em Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, a CPI pretende recolher ideias para apresentar alternativas de políticas públicas para acabar com o problema. 

(FÁTIMA) Pra que a gente possa atualizar o diagnóstico sobre as mortes entre os jovens para que com base nesse diagnóstico atualizado a CPI possa contribuir com encaminhamentos e sugestões de ações concretas. 

(REP) A presidente da comissão, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, afirmou que com as diligências será possível conhecer in loco a situação de cada estado ouvindo as comunidades e autoridades sobre o aumento das mortes entre os jovens

(LÍDICE) Nós vamos visitar essas cidades para discutir na localidade como essas mortes se dão, conversar com as famílias das vítimas, como o estado acolhe, como ele trata as mortes. 

(REP) A comissão ainda vai definir o cronograma de visitas. A próxima reunião da CPI será no dia 8 de junho.
28/05/2015, 12h24 - ATUALIZADO EM 28/05/2015, 12h24
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00