Senado comemora o Grito da Terra Brasil — Rádio Senado

Senado comemora o Grito da Terra Brasil

LOC: SENADO ENCERRA A VIGÉSIMA PRIMEIRA EDIÇÃO DO GRITO DA TERRA DO BRASIL EM SESSÃO ESPECIAL.  

LOC: A SESSÃO REUNIÃO LIDERANÇAS DO MEIO RURAL, MOVIMENTOS SINDICAIS E AGRICULTORES PARA HOMENAGEAR O TRABALHADOR DO CAMPO BRASILEIRO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Grupos de trabalhadores rurais, dirigentes sindicais e agricultores familiares participaram da sessão especial no Plenário do Senado celebrando a vigésima primeira edição do Grito da Terra Brasil. Entre as reivindicações do movimento, que começou no dia 18 deste mês, estão a reforma agrária, investimento no campo e alteração nas regras da previdência social para os agricultores familiares. A pauta contendo 170 reivindicações do Grito da Terra foi entregue a presidente Dilma Rousseff e aos ministros, na semana passada, dia 15. Organizador do Grito da Terra, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Alberto Broch, espera que o ato que mobilizou milhares de pessoas em todo o país possa trazer mudanças e desenvolvimento para os trabalhadores rurais brasileiros. 

(Alberto Broch) Muitos anos temos feito ação cumugada numa grande pauta para o campo brasileiro. Um campo que luta por justiça, que luta por desenvolvimento, que luta por um sol que possa brilhar para todos. Por aqueles milhares que muitas vezes são ignorados e esquecidos pela sociedade brasileira. 

(Repórter) O senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, que solicitou a sessão especial, disse que é preciso a união da esquerda, dos movimentos sindicais e populares em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. 

(Donizeti Nogueira) Nós vamos emancipar o povo brasileiro a cada dia na medida que reduzirmos a desigualdade social, e para isso ele precisa governar. E o povo emancipado, certamente, saberá planejar melhor o seu futuro. 

(Repórter) Em reunião na última quinta-feira a presidente Dilma Roussef assumiu o compromisso de avançar na liberação de terras da reforma agrária, implementar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e atualizar e modernizar o programa de aquisição de imóveis rurais.
22/05/2015, 07h03 - ATUALIZADO EM 22/05/2015, 07h03
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00