Representante da CBF critica MP do Futebol — Rádio Senado

Representante da CBF critica MP do Futebol

LOC: REPRESENTANTE DA CBF CRITICA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DO FUTEBOL.  

LOC: NA PRÓXIMA SEMANA ENCERRA O CICLO DE DEBATES DA COMISSÃO. NO DIA 02 DE JUNHO, O RELATOR IRÁ APRESENTAR O RELATÓRIO COM POSSIVEIS ALTERAÇÕES AO TEXTO. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) A medida provisória 671 estabelece que clubes, federações e a CBF tenham limites de mandatos dos seus presidentes, além de prestação de contas disponíveis na internet. Os pontos foram criticados por parlamentares e entidades durante as audiências na Comissão Mista que analisa o texto. E em mais um debate sobre a MP, os representantes da CBF pediram mudanças no atual texto da medida, segundo eles a medida causa um rompimento na unidade do futebol brasileiro, impedindo os clubes de participarem até mesmo de competições internacionais. Para o diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo a medida tem que conceder o parcelamento de dívidas de forma eficiente. 

(Rogério Caboclo) A titulo de manter a unidade do futebol brasileiro podemos dizer que nessa medida é a adesão ao parcelamento, a medida provisória não. A adesão de um clube a essa liga paralela pode chegar ao ponto de os clubes e seleção nacional ficarem impedidos de disputarem competições oficiais. 

(Repórter) Porém, para o diretor executivo do Bom Senso Futebol Clube Ricardo Martins, a MP vale para competições regionais e nacionais, não afetando as competições internacionais que os clubes participam. 

(Ricardo Martins) Isso é na verdade uma interpretação muito especifica da MP, claramente o espírito da lei não é esse. No meu entendimento é que a regulamentação vale para o território nacional, e que isso não valeria para competições internacionais. Mas é uma interpretação que se faz a respeito da MP por parte da CBF. 

(Repórter) O presidente da Comissão, senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, acredita que medida precisa se concentrar no refinanciamento das dívidas dos clubes e na modernização do futebol. 

(Sérgio Petecão) Eu acho que nós temos que focar nas dívidas dos clubes e no aperfeiçoamento da gestão do futebol. Mas, eu acho que nós temos que ouvir a todos. Então, devarguazinho nós vamos chegar a uma proposta que atenda ao governo e também uma proposta que venha atender os clubes que passam por um momento tão difícil. 

(Repórter) A Comissão ainda vai ouvir os membros das torcidas dos clubes de futebol antes que o relator, deputado Otavio Leite, emita o relatório.
21/05/2015, 06h43 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 06h43
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00