Congresso será iluminado de vermelho para conscientizar sobre anemia falciforme — Rádio Senado

Congresso será iluminado de vermelho para conscientizar sobre anemia falciforme

LOC: O CONGRESSO NACIONAL SERÁ ILUMINADO DE VERMELHO NA NOITE DE 19 DE JUNHO PARA MARCAR O DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA FALCIFORME.  

LOC: A DOENÇA É HEREDITÁRIA E TEM 150 MIL CASOS DIAGNOSTICADOS NO BRASIL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou o requerimento do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, propondo que na noite de 19 de junho o prédio do Congresso Nacional seja iluminado na cor vermelha para marcar o Dia de Conscientização sobre a Anemia Falciforme. O senador Paim destaca que a data, reconhecida pela ONU, deve conscientizar para a necessidade de tratamento da doença: 

(PAIM) A data é reconhecida pela ONU, né? Segundo o Ministério da Saúde, nascem 3 mil e 500 crianças brasileiras por ano com a chamada anemia falciforme, uma doença hereditária reconhecida como uma das principais doenças genéticas do mundo. Trabalhar para que as pessoas que tenham a doença falciforme tenham consciência que ela existe, que está aí e tem de ser tratada devidamente. 

(REPÓRTER) A Doença Falciforme é a anemia causada por uma deformação dos glóbulos vermelhos, que se afinam e ficam no formato de uma foice, sem capacidade de transportar oxigênio. A doença, que é mais conhecida pelo nome Anemia Falciforme, originou-se entre a população da África e afeta a milhões de pessoas das etnias Bantu, Benin e Senegal. A anemia falciforme é genética e, no Brasil, há 150 mil casos diagnosticados, embora dois milhões de pessoas tenham o gene da doença. O senador Paulo Paim defende mais investimentos em pesquisa e no tratamento desta doença: 

(PAIM) Nós vamos ter que investir cada vez mais na Ciência, na Pesquisa, no tratamento porque as pessoas que anemia falciforme, elas ficam prejudicadas desde quando nascem. 

(REPÓRTER) A detecção da anemia falciforme se dá através do teste do pezinho, feito em crianças recém-nascidas ainda na maternidade.
21/05/2015, 06h22 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 06h22
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00