Aprovado projeto que destina 30% da arrecadação de multas de trânsito para saúde — Rádio Senado

Aprovado projeto que destina 30% da arrecadação de multas de trânsito para saúde

LOC: 30 POR CENTO DOS RECURSOS ARRECADADOS COM AS MULTAS DE TRÂNSITO DEVEM SER USADOS PARA FINANCIAR A SAÚDE. 

LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC (Repórter) O projeto PLS 426/2012 do senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, destina 30 por cento do dinheiro arrecadado com as multas de trânsito para o Fundo Nacional de Saúde. Os recursos devem ser usados para financiar o SUS, o Sistema Único de Saúde. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o dinheiro das multas deve ser aplicado em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Durante o debate, os senadores alegaram que o Brasil vive uma epidemia de acidentes no trânsito e o atendimento das vítimas sobrecarrega os hospitais públicos. Dados do Seguro Obrigatório de Trânsito revelam que mais de 760 mil indenizações do DPVAT foram pagas em 2014 para mortos e feridos nas ruas e estradas do país. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, argumentou que a medida é justa, pois as internações representam mais gastos para o SUS. 

(Lídice) Grande parte das internações ocorre em unidades hospitalares do SUS ou em hospitais conveniados. Há que considerar que a atenção ao acidentado no trânsito, em grande parte dos casos, envolve procedimentos de alta complexidade e, portanto, apresenta elevado custo. Nada mais justo, portanto, que reverter parte da receita arrecadada com multas de trânsito para os cofres do SUS

(Repórter) O projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado.
20/05/2015, 01h40 - ATUALIZADO EM 20/05/2015, 01h40
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00