Ministro das Relações Exteriores da China faz visita oficial ao Congresso — Rádio Senado

Ministro das Relações Exteriores da China faz visita oficial ao Congresso

LOC: O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA CHINA LI KEQIANG ESTEVE NO CONGRESSO NACIONAL COMO PARTE DA SUA VISITA OFICIAL AO BRASIL. 

LOC: DURANTE ENCONTRO COM O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, KEQIANG DEFENDEU O ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS COM O BRASIL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O ministro das relações exteriores da China, Li Keqiang, foi ao Congresso Nacional como parte da sua visita ao Brasil. O ministro chegou após uma audiência com a presidente Dilma Rousseff e foi recebido pelo presidente do senado, Renan Calheiros, que destacou a importância da visita: 

(Renan Calheiros) Todos sabem do quanto é estratégico o relacionamento do Brasil com a China e a presença do primeiro-ministro é sobretudo uma grande oportunidade pra que nós avancemos nessa parceria estratégica.

(Repórter) Os governos brasileiro e chinês estão em negociações sobre a expansão dos investimentos chineses no Brasil. As discussões envolvem a construção de uma ferrovia transoceânica, geração de energia elétrica, produção de petróleo, construção naval e telecomunicações. Atualmente, a China compra do Brasil 45 % da soja e 60% do açúcar que consome. Ao final da visita, o premier chinês foi levado ao plenário do Senado, onde fez um agradecimento ao legislativo brasileiro:  

(Li Keqiang) Eu agradeço imenso ao senhor presidente por abrir espaço na sua intensa agenda pra me receber. E agora a convite dele estou aqui no plenário para dar saudações a todos os senadores.  

(Repórter) O premier Li Keqiang também está discutindo o aumento das exportações de produtos agropecuários brasileiros ao mercado chinês, assim como o funcionamento efetivo de um banco internacional dos países dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 
19/05/2015, 08h38 - ATUALIZADO EM 19/05/2015, 08h38
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00