Aprovado PL que obriga rádios e TVs a divulgarem regiões turísticas do Brasil — Rádio Senado

Aprovado PL que obriga rádios e TVs a divulgarem regiões turísticas do Brasil

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU PROJETO QUE OBRIGA EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO PÚBLICAS A DIVULGAREM AS REGIÕES TURÍSTICAS DO BRASIL. 

LOC: O OBJETIVO DO PROJETO É PROMOVER A DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL DO PAÍS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto cria horários obrigatórios de inserções gratuitas nas emissoras de rádio e televisão para divulgação de regiões turísticas do Brasil. O senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, autor do projeto, afirma que, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico, a ideia é promover a divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural do País e contribuir para o processo de conscientização nacional de proteção ao meio ambiente. O texto original previa a obrigatoriedade para todas as emissoras, públicas e privadas, mas segundo emenda apresentada pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, a regra só deverá valer para emissoras públicas, educativas e comunitárias. O relator, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, acolheu a emenda sugerida e justificou que as rádios e televisões privadas perderiam espaço utilizado com publicidade comercial, necessária à sobrevivência das empresas. E lembrou que o projeto original não menciona qualquer forma de compensação pela perda de receita. 

(RAUPP) Mantidas com recursos públicos, nada mais justo que as emissoras públicas de rádio e televisão participem do esforço de divulgação da riqueza turística existente no nosso país. 

(REPÓRTER) Segundo o projeto, os estados e o Distrito Federal terão direito a até dez inserções de trinta segundos ou cinco de um minuto, podendo utilizar até três dias por semestre. Ficam proibidas a publicidade de obras, programas ou ações governamentais. O projeto será encaminhado para a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, de onde poderá seguir para a Câmara dos Deputados, sem precisar de votação no plenário.
19/05/2015, 01h05 - ATUALIZADO EM 19/05/2015, 01h05
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00