Senado deve manter mudanças no fator previdenciário — Rádio Senado

Senado deve manter mudanças no fator previdenciário

LOC: O SENADO DEVERÁ MANTER AS MUDANÇAS NO FATOR PREVIDENCIÁRIO, CÁLCULO USADO PARA A APOSENTADORIA.  

LOC: MAS O GOVERNO DEVERÁ TENTAR DERRUBAR AS ALTERAÇÕES PARA NÃO AUMENTAR AS DESPESAS DO INSS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Durante a votação da medida provisória 664, que trata da pensão por morte e do auxílio-doença, os deputados aprovaram mudanças no fator previdenciário. O novo cálculo, que permitirá aposentadorias integrais pelo teto da Previdência mais cedo, exigirá a soma de 95 anos para os homens e 85 para as mulheres, o que inclui a idade de 65 para homens e de 55 para as mulheres mais 30 anos de contribuição. Hoje, o fator previdenciário reduz o valor das aposentadorias de quem deixa de trabalhar mais cedo. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou que os senadores aprovaram duas vezes o fim do fator previdenciário, que considera a idade, tempo de contribuição e serviço, além da expectativa de vida. 

(Renan) O Senado já decidiu há anos sobre o Fator Previdenciário. É óbvio que tendo uma nova oportunidade, o Senado não vai recusar a troca desta regra que delonga as aposentadorias. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, defendeu a derrubada das mudanças ao fator previdenciário. Ele citou a criação de um fórum composto pelo governo e trabalhadores para discutir novas regras de aposentadoria. 

(H. Costa) Sim, a nossa ideia é a de apresentar um destaque para que essa emenda não faça parte do texto da futura lei exatamente porque o governo já decidiu que quer fazer esse debate, mas de maneira tranquila e responsável. 

REPÓRTER: Contrariando a orientação do PT, o senador Paulo Rocha do PT do Pará considera como certa a aprovação das mudanças no fator previdenciário. 

(Paulo) Acho que vai no mesmo caminho. Eu tinha essa percepção, tanto que propus à comissão que pensasse numa legislação capaz de substituir o fator previdenciário e veio antecipadamente na emenda aprovada. 

REPÓRTER: Segundo o governo, o fator previdenciário economizou R$ 57 bilhões entre os anos de 2000 a 2013.
14/05/2015, 05h40 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 05h40
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00