Renan reafirma posição contrária à terceirização de atividades fim — Rádio Senado

Renan reafirma posição contrária à terceirização de atividades fim

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, REAFIRMOU NESTA QUINTA-FEIRA QUE É CONTRA A LIBERAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO PARA ATIVIDADES FIM. 

LOC: OS DEBATES EM TORNO DA PROPOSTA QUE REGULAMENTA A TERCEIRIZAÇÃO NO PAÍS DEVEM CONTINUAR NA PRÓXIMA SEMANA, DURANTE UMA SESSÃO TEMÁTICA, NO PLENÁRIO DO SENADO. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, voltou a declarar que é contra a liberação das atividades fim na terceirização. Durante uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Calheiros afirmou que o Brasil deve discutir o crescimento do país, mas sem afetar o trabalhador. 

(RENAN) Nós temos que discutir a competitividade, a produtividade, colocar a economia nacional cada vez melhor no cenário internacional mas procurando a produtividade e não procurando gastar menos na indústria com o trabalhador. A regulamentação tem que haver para os trabalhadores existentes e ela não pode haver para trabalhadores da atividade fim. 

(REPÓRTER) O secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, afirmou durante a audiência pública que já constatou vários casos de precarização do trabalho na terceirização. 

(PAULO) Em vários casos onde atuamos nós constatamos que a raiz da precarização está nos processos de terceirização. Uma empresa contrata outra empresa, que subcontrata e daí por diante até chegar lá na ponta, muitas vezes com trabalhador escravizado. 

(REPÓRTER) Na opinião do presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo, ainda hoje as relações de trabalho consideram a mão de obra descartável: 

(CARLOS) É exatamente isso que ocorre principalmente em searas como a do trabalho terceirizado em que se ignora a identidade do trabalhador, sua condição humana, sua dignidade e trata esse trabalhador como se fosse um mero objeto com o que nós não poderemos concordar. 

(REPÓRTER) O Senado promove na próxima terça-feira uma sessão temática com representantes do Ministério Público, Ministério do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho, da Confederação Nacional das Indústrias, dos Transportes e sindicatos. Além disso, o presidente da comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul afirmou que a comissão deve organizar nos estados uma série de audiências públicas para ouvir os trabalhadores locais.
14/05/2015, 05h15 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 05h15
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00