CRA debate Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural — Rádio Senado

CRA debate Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUINTA-FEIRA A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL  

LOC: OS SENADORES COBRARAM MAIS APOIO PARA OS ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA E PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES, ALÉM DA IMPLANTAÇÃO DA ANATER, QUE FOI CRIADA EM 2013 MAS AINDA NÃO ENTROU EM FUNCIONAMENTO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

(Repórter) A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural tem o objetivo de aumentar a produtividade, incentivar projetos de inovação tecnológica e melhorar a qualidade de vida no campo. O programa busca beneficiar os agricultores familiares, pescadores, assentados da reforma agrária, índios e quilombolas. Durante debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, os senadores cobraram a implantação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Criada em 2013, a entidade ainda depende da indicação dos diretores pelo governo para entrar em funcionamento. Entre outras atribuições, a Anater deve ampliar a oferta de veterinários e agrônomos e a distribuição de sementes e adubo. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, também explicou que a Agência vai trabalhar em conjunto com a Embrapa para colocar em prática o resultado de pesquisas agrícolas. 

(Ana Amélia) “Esses conhecimentos que são gerados no âmbito da pesquisa pela Embrapa nem sempre são transmitidos ou levados a ponta, que é a terra. Para isso é preciso exatamente a extensão rural” 

(Repórter) O senador Donizete Nogueira, do PT de Tocantins, destacou a importância da assistência técnica para os assentados da reforma agrária e para os pequenos produtores. 

(Donizete Nogueira) “A assistência técnica é um gargalo para ascensão e elevação da qualidade de vida, da melhoria da produção, da qualidade de vida da agricultura familiar” 

(Repórter) O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hur Ben da Silva, explicou que atualmente a assistência técnica atende a 40 por cento dos agricultores familiares e a implementação da Anater pode ajudar a universalizar o serviço no país 

(Hur Ben) “É um desafio enorme pela frente e que a Anater poderá ser muito importante neste avanço da abrangência da extensão” 

(Repórter) A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural está sendo acompanhada e fiscalizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado durante o ano de 2015.
14/05/2015, 01h46 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 01h46
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00