Senador quer reduzir período de campanha eleitoral para 60 dias — Rádio Senado

Senador quer reduzir período de campanha eleitoral para 60 dias

LOC: PROPOSTA DO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO, DO PSB DE PERNAMBUCO, PREVÊ A REDUÇÃO DO PERÍODO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 90 PARA 60 DIAS. 

LOC: SEGUNDO O SENADOR, CAMPANHAS MAIS CURTAS PODEM REDUZIR OS CUSTOS DA DISPUTA. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) Em tempos de debates e propostas no Congresso Nacional sobre mudanças no processo eleitoral brasileiro, a redução do período das campanhas eleitorais é uma das propostas do senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco. O texto do senador, prevê que a campanha eleitoral seja de 60 dias, começando no dia 05 de agosto, ao invés dos atuais noventa dias. E a propaganda política em veículos de comunicação reduzida de 45 para 30 dias. O projeto também estabelece que as coligações, os partidos políticos e os candidatos fiquem obrigados a publicar no site do TSE um relatório detalhando os recursos gastos e recebidos na campanha. Para Fernando Bezerra Coelho, além de reduzir os gastos na campanha, a medida também levará maior condição de igualdade entre os candidatos. 

(Fernando Bezerra) O tempo será igual para todos, na realidade nós vamos reanimar o debate dentro dos partidos na escolha dos seus candidatos. Então, os que têm menor visibilidade ou que são mais desconhecidos, terão fazer um trabalho prévio mais intenso, que é salutar para que a gente possa melhor conhecer aqueles que vão disputar o voto popular. E também reduzir os custos das campanhas eleitorais, até mesmo para poder coibir a influencia exagerada de interesses econômicos na escolha dos representantes do povo. 

(Repórter) Fernando Bezerra acredita que a legislação eleitoral brasileira precisa de mudanças. O senador destaca que o atual sistema partidário já se esgotou. 

(Fernando Bezerra) Nós temos mais de trinta partidos criados, são 28 partidos apresentados na Câmara dos Deputados. São 14 partidos apresentados no Senado Federal. Isso demanda um esforço de construção de governabilidade que termina não contribuindo nas melhores praticas de governança. 

(Repórter) A proposta aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.

PLS 260/2015
08/05/2015, 05h24 - ATUALIZADO EM 08/05/2015, 05h24
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00