Comissão quer incluir Vale do Piancó nas obras de transposição — Rádio Senado

Comissão quer incluir Vale do Piancó nas obras de transposição

LOC: COMISSÃO QUE ACOMPANHA OBRAS DO SÃO FRANCISCO QUER INCLUIR VALE DO PIANCÓ, NA PARAÍBA, NO PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO 

LOC: SENADOR BENEDITO DE LIRA, DO PP DE ALAGOAS, FOI ELEITO VICE-PRESIDENTE NA REUNIÃO DESTA QUARTA-FEIRA, QUANDO TAMBÉM FOI APROVADO O PLANO DE TRABALHO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: A segunda reunião da Comissão que acompanha as obras de revitalização do São Francisco foi marcada pela aprovação do plano de trabalho. O plano visa garantir a normalização do fluxo das águas, a segurança dos solos, a viabilidade do cronograma, o bem estar social do cidadão e a preservação dos ecossistemas. Os parlamentares também querem incluir o Vale do Piancó, na Paraíba, no projeto de transposição do São Francisco. Para o relator da Comissão, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, a inclusão seria fundamental para o abastecimento de água e o desenvolvimento da região. 

(Humberto) Importante conglomerado, o Vale do Piancó, na Paraíba, reúne dezoito municípios e integra a Região Metropolitana do mesmo nome. Atualmente é grande produtora de arroz vermelho no país, e cerca de dois mil produtores participam desse cultivo. A inserção da região no projeto daria impulsão aos arredores, alavancando o desenvolvimento de milhares de cidadão. 

(Repórter) Durante a reunião, os membros do colegiado escolheram o senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, como vice-presidente. De acordo com Benedito, será função da comissão minimizar os problemas pelos quais passa o São Francisco. 

(Benedito) O rio São Francisco vai precisar muito de uma ação efetiva desta comissão, desta casa e deste país para que ele possa continuar servindo. Vamos cuidar ainda em tempo de encontrarmos caminhos e soluções para minimizar as dificuldades porque passa o rio São Francisco, afim de que ele possa continuar cumprindo sua missão, levar água para aqueles que precisam dela. 

(Repórter) Também foi decidido que a primeira audiência pública da comissão será com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para informar sobre o andamento das obras de transposição. O encontro ainda não tem data marcada.
29/04/2015, 05h58 - ATUALIZADO EM 29/04/2015, 05h58
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00