MP autoriza União a conceder empréstimo de até R$ 30 bi ao BNDES — Rádio Senado

MP autoriza União a conceder empréstimo de até R$ 30 bi ao BNDES

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO VAI VOTAR A MEDIDA PROVISÓRIA 661 DE 2014, QUE AUTORIZA A UNIÃO A CONCEDER EMPRÉSTIMO DE ATÉ 30 BILHÕES DE REAIS AO BNDES. A EMEPÊ TRATA TAMBÉM DO REFINANCIAMENTO DAS DÍVIDAS DOS CAMINHONEIROS.  

LOC: OS SENADORES DEVEM ANALISAR AINDA O PROJETO DE LEI QUE TRATA DO INDEXADOR DA DÍVIDA DOS ESTADOS. A AGENDA DE VOTAÇÕES DO PLENÁRIO COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI.  

TÉC: Originalmente, a medida provisória 661 de 2014 liberava 30 bilhões de reais para o BNDES financiar a compra de bens de capital, como máquinas e equipamentos para o setor produtivo. Mas foram incluídas medidas para atender novas reivindicações, entre elas, o prazo de doze meses para o refinanciamento das dívidas dos caminhoneiros. O senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, elogiou o entendimento: 

(PETECÃO) Essa luta de resolver essa situação que atinge hoje os caminhoneiros de todo o país, e com certeza o sentimento é encontrarmos ai o melhor caminho.  

(REPÓRTER) Já o aumento do limite de desconto em folha dos trabalhadores atende a uma reivindicação dos sindicatos. Hoje, os trabalhadores podem autorizar o desconto relativo a contratos de empréstimo e financiamento até o limite total de 30 por cento da remuneração. A MP acrescenta mais 10 por cento apenas para despesas relacionadas ao cartão de crédito, passando o total a ser de 40 por cento. Os senadores também devem votar o projeto de lei complementar que obriga o governo a regulamentar a lei que estabeleceu a troca do indexador da dívida de estados e municípios. Os senadores vão incluir no parecer um projeto do senador José Serra do PSDB de São Paulo que libera para estados e municípios o uso dos recursos dos chamados depósitos judiciais e administrativos. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, avalia que essa é uma solução viável.  

(RENAN) Esses recursos já estão disponíveis na Caixa Econômica e no Banco do Brasil e não impacta no superávit fiscal. Acho que essa é uma medida criativa, não contrapõe o ajuste, que é fundamental e necessário. 

(REPÓRTER) Também está na pauta de votações o projeto que permite à Polícia Federal investigar os assaltos a bancos e os ataques a caixas eletrônicos quando esses crimes envolverem quadrilhas com atuação em mais de um estado da federação.
24/04/2015, 02h31 - ATUALIZADO EM 24/04/2015, 02h31
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00