Servidores do Itamaraty ameaçam entrar de greve e senadores da CRE manifestam preocupação — Rádio Senado

Servidores do Itamaraty ameaçam entrar de greve e senadores da CRE manifestam preocupação

LOC: SERVIDORES DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES PODEM ENTRAR EM GREVE CASO AS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA NÃO SEJAM ATENDIDAS ATÉ 6 DE MAIO. UMA DELAS É O PAGAMENTO DO AUXÍLIO-MORADIA NO EXTERIOR.  

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES MANIFESTARAM PREOCUPAÇÃO COM O QUE CONSIDERAM SER A MAIOR CRISE FINANCEIRA DA HISTÓRIA DO ITAMARATY. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores, o pagamento da residência funcional no exterior está com atraso médio de três meses, mas chega a um ano em alguns casos. No ano passado, servidores no exterior tiveram seus salários atrasados. Com a demora na aprovação do orçamento deste ano, a situação se agravou. No Senado, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pediu informações ao Itamaraty sobre os custos das embaixadas e consulados. Após as informações, as sabatinas de embaixadores, que estavam suspensas, foram retomadas. O autor do pedido de informações, senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, disse que cabe à comissão examinar se os custos com algumas embaixadas abertas nos últimos anos se justificam. 

(TASSO) Pra que nós estudássemos se são realmente essenciais para a política externa, política comercial, e estratégica de longo prazo brasileira. 

(REPÓRTER) José Serra, do PSDB de São Paulo, destacou que o Itamaraty vive o “maior aperto orçamentário da história” (SERRA) Da mesma maneira que o governo tem direito de ignorar essas questões econômicas nessa febre de criação de embaixadas no mundo inteiro, os senadores tem direito de ter as informações e ter uma opinião diferente. 

(REPÓRTER) Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, que presidiu a Comissão no biênio passado, ressaltou a importância estratégica do Itamaraty: 

(FERRAÇO) De que adianta o Brasil orgulhar-se de dispor de uma das mais extensas redes de representações diplomáticas e consulares por todo o mundo, se em muitas das nossas embaixadas, mal há um embaixador, se faltam recursos para pagar conta de luz e água, se não existem condições adequadas para dar-se dimensão prática à nossa presença no mundo? 

(REPÓRTER) Segundo Ricardo Ferraço, entre 2002 e 2011 o Brasil inaugurou 75 novos postos diplomáticos no exterior.
14/04/2015, 01h02 - ATUALIZADO EM 14/04/2015, 01h02
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00