Senadores lamentam morte de Paulo Brossard, líder da oposição durante ditadura — Rádio Senado

Senadores lamentam morte de Paulo Brossard, líder da oposição durante ditadura

LOC: SENADORES DO RIO GRANDE DO SUL FAZEM UMA HOMENAGEM A PAULO BROSSARD, UM DOS LÍDERES DA OPOSIÇÃO NO SENADO DURANTE A DITADURA MILITAR. 

LOC: BROSSARD MORREU NESSE DOMINGO, AOS 90 ANOS, EM PORTO ALEGRE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA 

TÉC: Paulo Brossard de Sousa Pinto se filiou pela primeira vez a um partido político em 1945, quando entrou para o Partido Libertador. Isso foi dois anos antes de se formar na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Mas foi no Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, partido que fez oposição à ditadura militar, que esse gaúcho de Bagé ganhou projeção nacional. Paulo Brossard já havia sido deputado estadual e deputado federal quando disputou a eleição para o Senado em 1974. Havia apenas uma vaga por estado, e Brossard entrou como azarão na disputa contra Nestor Jost, o candidato do partido do governo, a Arena. Eles protagonizaram o primeiro debate na TV brasileira entre dois candidatos e, numa entrevista em setembro do ano passado à Rádio Senado, Brossard contou que, no dia do debate, um jornal de Porto Alegre publicou declaração de Nestor Jost em que ele destacava o artigo 477 do Código Penal. E o que aconteceu no debate à noite, diante das câmeras de TV? 

(BROSSARD)  

(REPÓRTER) Paulo Brossard foi um dos 16 senadores eleitos pelo MDB em 74, contra apenas seis da Arena. Eram dias de ditadura militar, e Brossard se destacou como um líderes da oposição e um homem que não tinha medo de fazer críticas ao governo e denunciar violações dos direitos humanos – fato destacado pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul: 

(Ana Amélia) 

(REPÓRTER) Ficaram famosos os debates que Paulo Brossard participava no plenário Senado. Os discursos dele marcaram para sempre um dos que assistiam àquelas sessões: Paulo Paim, na época um jovem líder sindical e hoje senador do PT gaúcho: 

(Paulo Paim) 

(REPÓRTER) Paulo Brossard também esteve à frente do processo de redemocratização do país. Chegou a ser candidato a vice-presidente da República na chapa de oposição que disputou a eleição indireta de 1978. Com o fim do regime militar, foi ministro da Justiça e ministro do Supremo Tribunal Federal, último cargo que ocupou e do qual se aposentou em 1994. A história da vida de Paulo Brossard foi destacada por outro senador do Rio Grande do Sul, Lasier Martins, do PDT: 

(Lasier Martins) 

(REPÓRTER) Na entrevista à Rádio Senado, uma das últimas que concedeu, Paulo Brossard resumiu em poucas palavras qual foi um dos lemas de sua vida:  

(BROSSARD 2)  

(REPÓRTER) Com a colaboração de Leila Herédia, da Rádio Senado, Adriano Faria.
12/04/2015, 06h12 - ATUALIZADO EM 12/04/2015, 06h12
Duração de áudio: 05:06
Ao vivo
00:0000:00