Incêndio em Santos afeta escoamento de grãos e gera prejuízo milionário — Rádio Senado

Incêndio em Santos afeta escoamento de grãos e gera prejuízo milionário

LOC: O INCÊNDIO EM TANQUES DE EMPRESA DE COMBUSTÍVEIS EM SANTOS JÁ DURA OITO DIAS E AFETA O ESCOAMENTO DE GRÃOS PELO PORTO DA CIDADE.  

LOC: O SENADOR JOSÉ MEDEIROS ESTIMA UM PREJUÍZO DE 20 MILHÕES DE REAIS PARA O MATO GROSSO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: O senador José Medeiros, do PPS do Mato Grosso, esteve em Santos para conversar com o prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa. O incêndio que atingiu tanques de combustível da empresa Ultracargo, nas proximidades da área portuária, está prejudicando o transporte da soja produzida no Mato Grosso. A margem direita do Porto de Santos continua parcialmente bloqueada para o tráfego de caminhões, que só podem transitar durante a noite.  

(Medeiros): “Eu tive em Santos para levar a preocupação ao prefeito de que o problema não é um problema local. É um problema nacional. Está impactando de forma muito importante na economia do estado do Mato Grosso. Cerca de 2 milhões e meio a 3 milhões diários de prejuízo.” 

(Repórter) De acordo com a associação que representa as indústrias de soja no país, Abiove, 400 mil toneladas de soja e farelo de soja deixaram de ser exportadas em função do incêndio. A entrada de caminhões só é permitida das 22 às 4 horas da madrugada. Segundo Medeiros, ele pediu ao prefeito que criasse rotas alternativas durante o dia.  

(Medeiros): “Eu não fiquei convencido. Foi uma argumentação mais política do que técnica. É uma decisão política do prefeito. Eu penso que tem como avançar pra gente equacionar esse problema. Eu penso que se houver um pouco mais de vontade política tem como fazer uma operação também diária para que esses caminhões desçam.”  

(Repórter) As restrições no transporte acontecem em um momento de pico no escoamento de uma safra recorde de soja no Brasil. A Polícia Civil e o Ministério Público vão investigar a responsabilidade da empresa Ultracargo no incêndio.

09/04/2015, 05h05 - ATUALIZADO EM 09/04/2015, 05h05
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00