CRE retoma sabatina de embaixadores — Rádio Senado

CRE retoma sabatina de embaixadores

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL RETOMOU NESTA QUINTA-FEIRA AS SABATINAS DE EMBAIXADORES. 

LOC: A ANÁLISE DAS INDICAÇÕES HAVIA SIDO SUSPENSA À ESPERA DE INFORMAÇÕES DO ITAMARATY SOBRE OS GASTOS COM AS REPRESENTAÇÕES DO BRASIL NO EXTERIOR. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou as indicações do diplomata Manoel Antonio da Fonseca Couto Pereira para embaixador do Brasil na Bósnia e Herzegovina; do atual cônsul-geral em Portugal, Manuel Innocêncio de Lacerda Santos Junior, para embaixador na Austrália - cumulativamente com as Ilhas Salomão, Papua Nova Guine, Vanuátu, Nauru e Fiji - e do diplomata João Alberto Dourado Quintaes para a embaixada brasileira no Mali, onde já exerce o cargo de encarregado de negócios. Na terça-feira, foram suspensas as sabatinas de diplomatas indicados para Guiné Equatorial, Togo e Mali, após requerimento do senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará. A Comissão havia condicionado as sabatinas ao envio, pelo Itamaraty, de informações sobre os gastos com as representações do Brasil no exterior. O senador Tasso disse que recebeu as informações solicitadas e que elas atendem aos objetivos da Comissão 

(Tasso Jereissati) O que estamos discutindo é o volume de transações comerciais entre determinados países e o Brasil, se justificam uma embaixada nesses países ...ou consulados, se justificam num momento como esse, pode ser no Caribe, na Europa ou na Europa 

(Repórter) A senadora Gleisi Hoffman, do PT do Paraná, reclamou que a suspensão causou constrangimentos e pediu que as sabatinas dos embaixadores indicados para Guiné Equatorial e Togo sejam feitas o mais rapidamente possível. 

( Gleisi Hoffman) Teríamos que remarcar o mais rápido possível... Por que demoramos aqui para fazer a oitiva dos embaixadores indicados e por que não marcamos de novo guiné equatorial e togo, é uma necessidade do Brasil, temos embaixada há muito tempo no Togo temos agora na Guiné, que tem um saldo positivo de balança conosco. 

(Repórter) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que presidiu a reunião, informou que as sabatinas deverão ser remarcadas para a próxima semana. Depois de aprovadas na Comissão de Relações Exteriores, as indicações seguem para votação no plenário.
09/04/2015, 01h16 - ATUALIZADO EM 09/04/2015, 01h16
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00