Comissão debate com especialistas MP que altera direitos trabalhistas — Rádio Senado

Comissão debate com especialistas MP que altera direitos trabalhistas

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE MODIFICA A FORMA DE CONCESSÃO DOS SEGUROS DESEMPREGO E DEFESO VAI PRECISAR DE AJUSTES ANTES DE SER APROVADA. 

LOC: OS ESPECIALISTAS QUE PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O TEMA RESSALTARAM A FALTA DE DIÁLOGO COM A CLASSE TRABALHADORA. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter). Depois das centrais sindicais, a comissão que examina a Medida Provisória que muda os critérios de concessão do seguro desemprego e seguro defeso realizou audiência pública com especialistas. Os técnicos reconheceram a necessidade de o governo fazer ajustes fiscais, mas criticaram a falta de diálogo com os trabalhadores. Na avaliação de Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, os ajustes fiscais devem ser associados a uma estratégia de desenvolvimento produtivo. 

(Clemente Ganz Lúcio) “Falta o sentido de ajuste para a estratégia de crescimento. Este ajuste não está conectado, claramente, no debate, de qual é a transição que nós estamos conduzindo na nossa economia para o crescimento. Observado o ajuste em si, no contexto das restrições que a economia passa, me parece que o ajuste pode levar-nos a uma tragédia econômica”. 

(Repórter) Na avaliação do representante do DIAP, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Marcos da Silva Pinto, as medidas vão criar mais dificuldades à economia do país. Ele considera a emepê inconstitucional e defende que o assunto seja tratado por meio de projeto de lei. 

(Marcos da Silva Pinto) “A presidente Dilma edita duas medidas provisórias que restringem, drasticamente, direitos. Quer dizer, dava para o governo ter chamado a sua base, discutido. Há uma dificuldade do governo em dialogar, sobretudo, com setores que apoiaram o governo. Então, os setores que apoiaram se sentem traídos por essas duas medidas provisórias”. 

(Repórter) O relator da emepê, o senador Paulo Rocha, do PT do Pará, garantiu que direitos trabalhistas não serão reduzidos. 

(Paulo Rocha) “Naturalmente que a gente vai cumprir um papel perante as representações classistas e perante a sociedade e o governo no sentido de a gente buscar um ajuste capaz de assegurar os ajustes necessários que a nossa economia está a exigir, mas, ao mesmo tempo, que não coloque por terra as conquistas dos trabalhadores”.  

(Repórter) A emepê 665 tem até dois de junho para ser votada. A matéria está sendo discutida na comissão mista e ainda será examinada pelo Plenário da Câmara dos Deputados antes de ser votada no Senado.
08/04/2015, 07h17 - ATUALIZADO EM 08/04/2015, 07h17
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00