CRE adia sabatina de três diplomatas indicados para embaixadas — Rádio Senado

CRE adia sabatina de três diplomatas indicados para embaixadas

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES ADIOU A SABATINA DE TRÊS DIPLOMATAS INDICADOS PARA EMBAIXADAS BRASILEIRAS. 

LOC: UM REQUERIMENTO DO SENADOR TASSO JEREISSATI, DO PSDB DO CEARÁ, CONDICIONOU AS SABATINAS AO ENVIO, PELO ITAMARATY, DE INFORMAÇÕES SOBRE OS GASTOS COM AS REPRESENTAÇÕES DO BRASIL NO EXTERIOR. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A sabatina dos três diplomatas indicados para as embaixadas brasileiras na Guiné Equatorial, Mali e Togo foi adiada por requerimento do senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará. O senador ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia se comprometido a enviar ao Senado informações detalhadas sobre o custo de manutenção dos consulados e embaixadas brasileiras. Como não havia chegado essa informação, o senador Jereissati solicitou o adiamento da audiência com os três indicados às embaixadas: 

(Tasso Jereissati) O número enorme de consulados e embaixadas brasileiras no exterior, que custam em dólar. Que fizesse um levantamento de algumas embaixadas pequenas. Principalmente as abertas nos últimos anos. Pra que nós víssemos e estudássemos se são realmente essenciais. Infelizmente nós até agora não recebemos essas informações. Que essa votação, enquanto essas informações não chegarem, seja adiada.  

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, acatou o requerimento e adiou a sabatina dos diplomatas. O senador afirmou ainda que o Itamaraty deve enviar as informações ao Senado o mais rápido possível.  

(Aloysio Nunes Ferreira) Agora há pouco falando com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Danesi, ele me garantiu que nós receberemos estas informações, de modo que nós possamos prosseguir normalmente com as sabatinas.  

(Repórter) Desde dezembro de 2014 o Ministério das Relações Exteriores sofreu cortes de seus recursos e atrasou o repasse das verbas de aluguéis e manutenção de representações em diversos países.
07/04/2015, 06h00 - ATUALIZADO EM 07/04/2015, 06h00
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00