Comissões terão presença de ministros para esclarecer medidas do governo — Rádio Senado

Comissões terão presença de ministros para esclarecer medidas do governo

LOC: AS COMISSÕES DO SENADO TERÃO PRESENÇA MACIÇA DE MINISTROS NESTA SEMANA PARA ESCLARECER MEDIDAS DO GOVERNO. 

LOC: OS MINISTROS DA PREVIDÊNCIA E DO TRABALHO VÃO À COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS NA TERÇA, E O DE MINAS E ENERGIA À DE INFRAESTRUTURA NA QUARTA. CONFIRA A AGENDA COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A Comissão de Assuntos Econômicos continua a série de audiências públicas para debater a crise econômica e as ações de ajuste fiscal como a mudança nas regras de seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Depois de ouvir os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, desta vez os convidados são os ministros do trabalho, Manoel Dias, e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Os dois já participaram de um debate na Comissão de Direitos Humanos, quando Gabas disse que há uma confusão entre as medidas de ajuste fiscal e as mudanças nas regras da Previdência. 

(Carlos Eduardo Gabas) Dizer que a previdência vai quebrar, que ela está quebrando, não é verdade. A previdência tem uma saúde muito boa. Há uma confusão na sociedade de fontes de financiamento e de pagamentos. E nós precisamos cada vez mais deixar isso transparente. E as medidas não foram enviadas para fechar a conta. Não são medidas estritamente fiscais. O que há é um debate antigo na sociedade sobre a sustentabilidade do sistema.

(Repórter) Também nesta terça a Comissão de Ciência e Tecnologia recebe o ministro Aldo Rebelo, que vai apresentar as metas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos anos. Já a Comissão de Meio Ambiente vota requerimentos, entre eles os que pedem para os senadores avaliarem a revitalização do São Francisco, a qualidade da telefonia e das TV’s por assinatura e da banda larga. Na quarta, a Comissão de Constituição e Justiça pode votar o projeto que limita a multa por remarcação de voos, quando a mudança acontecer a pedido do passageiro, a no máximo 10% do valor da passagem. No mesmo dia, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, participa de uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura, para dar informações sobre as prioridades do ministério para 2015. E a Comissão de Assuntos Sociais pode votar um projeto que estende o auxílio-acidente aos produtores e trabalhadores autônomos rurais. Não será exigido tempo de contribuição para ter direito, mas o trabalhador precisará ser segurado da previdência social e pagar 23% de contribuição, em vez dos atuais 20%.
06/04/2015, 01h18 - ATUALIZADO EM 06/04/2015, 01h18
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00