Projeto institui a Política Nacional de Bibliotecas — Rádio Senado

Projeto institui a Política Nacional de Bibliotecas

LOC: PROJETO DE AUTORIA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE BIBLIOTECAS. 

LOC: O OBJETIVO DA PROPOSTA É PERMITIR O ACESSO DA POPULAÇÃO, DE FORMA GRATUITA, AOS LIVROS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: A proposta cria a Política Nacional de Bibliotecas e estabelece que o acesso aos serviços e acervos seja gratuito. De acordo com o texto, as bibliotecas devem promover a inclusão digital e a alfabetização da comunidade onde estiver instalada. O autor do projeto, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, destacou que grande parte das bibliotecas brasileiras funciona em espaços improvisados. 

(Cristovam) Hoje quem faz bibliotecas no Brasil é a população. Nós temos bibliotecas mantidas em lojas, em açougues... É melhor que tenha isso do nada, mas é preciso que tenha uma regulamentação para que o Governo brasileiro organize e tenha bibliotecas. Dizia Monteiro Lobato, já faz muitos anos: ‘Um país é feito por homens, mulheres e livros’. Nós temos os homens e as mulheres, mas não temos os livros. 

(Repórter) O projeto também determina que as bibliotecas mantenham livros com informações para pessoas com necessidades especiais. Sobre o conteúdo, Cristovam destaca que o acervo precisa incluir informações básicas sobre o Brasil e clássicos da literatura. 

(Cristovam) Nós deveríamos ter pelo menos livros necessários para entender o que é o Brasil, para conhecer as bases da ciência, para aprender a escrever e os clássicos da literatura brasileira. Tudo isso é preciso assegurar que qualquer brasileiro tenha acesso. 

(Repórter) De acordo com dados do Sistema Nacional de Bibliotecas, o Brasil conta com mais de 6 mil bibliotecas, a maior parte nos estados da região sudeste. O projeto aguarda a definição de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
01/04/2015, 05h56 - ATUALIZADO EM 01/04/2015, 05h56
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00