Oposição deve apresentar pedido de CPI para investigar fundos de pensão — Rádio Senado

Oposição deve apresentar pedido de CPI para investigar fundos de pensão

LOC: A OPOSIÇÃO DEVE APRESENTAR NOS PRÓXIMOS DIAS UM PEDIDO DE CPI PARA INVESTIGAR OS FUNDOS DE PENSÃO.  

LOC: SEGUNDO OS SENADORES, AS INVESTIGAÇÕES PODEM CONTRIBUIR PARA AMENIZAR OS PREJUIZOS DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS. OS DETALHES COM A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN: 

(Repórter) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, citou o rombo de R$ 5,6 bilhões do Postalis, fundo dos trabalhadores dos Correios. A Comissão de Valores Mobiliários investiga denúncias de gestão fraudulenta já que recursos do Postalis foram destinados para as empresas de Eike Batista, quando já não eram bem avaliadas, e até para a PDVSA, empresa petrolífera da Venezuela. O senador tucano destacou que os funcionários dos Correios terão o desconto de 25% dos seus salários nos próximos 15 anos e meio para reverter o rombo. Apesar da gravidade do Postalis, ele disse que a CPI vai investigar outros fundos de pensão. 

(Flexa Ribeiro) Eles vão pagar por algo que não tiveram nenhuma responsabilidade. É necessário que se abra uma investigação e se verifique quem são os responsáveis pelos desvios nos fundos e essas pessoas terão que ser responsabilizadas por isso. Não é justo que os funcionários paguem, sejam eles dos Correios, da Caixa Econômica, do Banco do Brasil, de qualquer fundo de pensão feito para dar tranquilidade. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, citou o caso do Fundo Aerus ao destacar que os trabalhadores das companhias aéreas levaram 15 anos para receber a contribuição que fizeram a vida inteira. 

(Paulo Paim) Isso aí me lembra muito a questão do Fundo Aerus. Eles contribuíram e contribuíram e depois as empresas se apropriaram do dinheiro do Fundo e eles foram chamados depois a pagar a conta. Conseguimos na Justiça provar que eles não tinham culpa nenhuma do que aconteceu e hoje eles estão recebendo de novo o salário que tinham direito. Essa questão do Fundo dos Correios, com a investigação pode, inclusive, assegurar o retorno do dinheiro desviado. 

(Repórter) Para uma CPI ser criada, são necessárias as assinaturas de 27 senadores. 
01/04/2015, 07h22 - ATUALIZADO EM 01/04/2015, 07h22
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00