Lídice quer criar cota para menores de 30 anos nas eleições — Rádio Senado

Lídice quer criar cota para menores de 30 anos nas eleições

LOC: O PEQUENO NÚMERO DE DEPUTADOS E VEREADORES JOVENS LEVOU A SENADORA LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA, A APRESENTAR UM PROJETO QUE RESERVA 20% DAS VAGAS PARA ESTES CARGOS PARA MENORES DE 30 ANOS. 

LOC: A SENADORA ACREDITA QUE A CRIAÇÃO DA COTA É UMA FORMA DE RENOVAR A POLÍTICA NO PAÍS. OS DETALHES, COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Reservar 20% das vagas nas candidaturas de vereadores e deputados para pessoas com até 29 anos de idade. Proposta com esse objetivo foi apresentada pela senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que quer estimular a renovação de parlamentares: 

(Lídice da Mata) E finalmente o meu projeto também para que nós possamos garantir uma cota de pessoas jovens, sempre a participar do processo político eleitoral. O objetivo é estimular a juventude à participação político-eleitoral. É estimular a renovação política nas cadeiras do parlamento. 

(Repórter) A senadora explica que, na Câmara dos Deputados, menos de 30 deputados têm idade inferior a 30 anos. Ela acredita que a baixa presença de parlamentares jovens não colabora para representar a população com igualdade. 

(Lídice da Mata) Que nós temos apenas pelas estatísticas somente 4,5% dos deputados federais eleitos para essa atual legislatura contam com 29 anos ou menos. Enquanto que nós temos 25% da população brasileira tem menos de 29 anos de idade. 

(Repórter) O projeto aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aguardando emendas e a designação de relator.

PLS 146/2015
01/04/2015, 07h13 - ATUALIZADO EM 01/04/2015, 07h13
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00