CRE aprova nomes para a embaixadas da Malásia e da Índia — Rádio Senado

CRE aprova nomes para a embaixadas da Malásia e da Índia

LOC: OS DIPLOMATAS CARLOS RICARDO CEGLIA FOI INDICADO PARA A EMBAIXADA DA MALÁSIA; E TOVAR DA SILVA NUNES, PARA A DA ÍNDIA E DE BUTÃO. AGORA OS NOMES DOS INDICADOS SERÃO EXAMINADOS NO PLENÁRIO. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Durante a sabatina, os indicados ressaltaram a importância de incentivar as relações comerciais com a Ásia. Eles observaram que o Brasil exporta principalmente bens primários e importa produtos industrializados. Aprovado na Comissão de Relações Exteriores para ocupar o cargo de embaixador na Índia e em Butão, o diplomata Tovar da Silva Nunes disse que há grandes desafios em sua missão. A Índia é um país com grande avanço tecnológico e poderá se tornar a sétima economia mundial, posição atualmente ocupada pelo Brasil. Apesar disso, o país ainda enfrenta problemas graves na área de saneamento básico e de saúde, como explica Tovar. 

(Tovar da Silva Nunes) “O comércio bilateral Brasil-Índia cresceu muito, evoluiu, mas ainda está aquém do que poderia ser. Apresenta um desequilíbrio muito grande na parte dos produtos que são exportados pelo Brasil e que são importados. O Brasil está exportando basicamente produtos ou básicos, em 59 por cento, ou com pouca industrialização. E no lado contrário, o Brasil, hoje, importa 98 por cento de manufaturas”.  

(Repórter) Também o indicado para ocupar o cargo de embaixador na Malásia e no sultanato de Brunei Darussalam, Carlos Ricardo Ceglia, observou que o comércio com esse país deve ser incentivado. O diplomata ressaltou que a Malásia há 50 anos cresce 6,5 por cento ao ano. Ele acredita que a experiência daquele país pode ser importante para o Brasil. 

(Carlos Ricardo Ceglia) “O meu papel lá, o papel do diplomata, é observar e informar. Nós temos que estar lá e ver o que deu certo e informar. Iinclusive, para gente ver o que não deu certo. Porque nós não podemos ficar reinventando a roda”. 

(Repórter) A comissão também apresentou o relatório da indicação de Manoel Antonio Pereira para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na Bósnia e Herzegovina. Agora, o indicado precisa ser sabatinado pela comissão. As indicações para ocupar cargos de embaixador são feitas pela Presidente da República e devem ser aprovadas pelo Plenário do Senado. 
31/03/2015, 06h57 - ATUALIZADO EM 31/03/2015, 06h57
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00